RESENDE
Em clima de Dia dos Namorados, o Hemonúcleo de Resende promove nesta quinta-feira, dia 12, uma campanha especial para incentivar a doação de sangue entre casais e a população em geral. Com o lema “Só o amor salva vidas”, a ação busca conscientizar sobre a importância do ato de doar, especialmente em datas simbólicas que ressaltam o cuidado com o próximo.

Hemonúcleo convida casais a doar sangue no Dia dos Namorados – Douglas Pacheco/PMR
A coordenadora do Hemonúcleo, Antonia Luciana Pereira de Souza, explica que a proposta é transformar a data em um momento de amor ao próximo. “Convidamos todos os casais a demonstrar o seu amor com uma atitude que pode salvar vidas. Na sexta-feira, dia 14, teremos o Dia D de doação, em alusão ao Dia Internacional do Doador de Sangue”, destacou Antônia Luciana.
Além de reforçar o espírito solidário, a campanha também visa enfrentar um dos maiores desafios do serviço: manter os estoques de sangue em níveis seguros. “Nosso maior desafio é tornar o doador fiel. A necessidade é constante, temos pacientes com câncer, prematuros e outras pessoas que dependem de transfusões com frequência”, explica a coordenadora.
O Hemonúcleo de Resende funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas, e está localizado anexo ao Hospital de Emergência, na Avenida Marcílio Dias.
Quem pode doar sangue?
Para ser doador, é necessário: Ter entre 16 e 69 anos; pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde; estar bem alimentado e levar documento oficial com foto.
Menores de idade (16 e 17 anos) podem doar com autorização dos responsáveis, por meio de um formulário que pode ser retirado no site da Prefeitura ou presencialmente no Hemonúcleo. No dia da doação, o jovem deve apresentar o termo assinado, documento próprio e do responsável.
Para maiores de 60 anos, só é permitida a doação se não for a primeira vez. Pessoas que realizaram procedimentos com agulhas (como tatuagens e piercings) devem aguardar 12 meses antes de doar.