Valencianos se unem no dia Mundial da Limpeza em ato contra as queimadas

0

VALENÇA

A população insatisfeita com as recentes queimadas de Valença vem realizando atos em defesa do meio ambiente. O próximo acontecerá no dia 21 de setembro, data que é celebrado o Dia Mundial da Limpeza. Na ocasião, será realizada uma caminhada até as queimadas da Serra dos Mascates.  O grupo ‘Estou de Volta’, que reúne empresários locais, vem desde o dia 7 realizando ações de conscientização a causa, uma delas foi a coleta de assinaturas para reivindicar a proteção das áreas naturais do município, e no dia da caminhada, realizará um abraço coletivo, simbolizando a proteção para a área.

Outra ação realizada é do Centro Universitário de Valença (UNIFAA), onde que realizará a limpeza da trilha, plantio de mudas e um voo livre de uma equipe de profissionais de parapente, que lançarão sementes nativas pela Serra. A Serra dos Mascates é um dos principais atrativos turísticos valencianos e é um dos locais que mais sofre com as queimadas. Outro ponto, que é conhecida nacionalmente, e que também foi atingido pelas queimadas foi a Serra da Beleza.  Ambas as áreas estão sob proteção do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea).

Segundo o organizador do grupo ‘Estou de Volta’, Everton Matos, já foram recolhidas cerca de 300 assinaturas e ainda há a possibilidade de conseguirem mais 200. De acordo com ele, a intenção é entregar essas assinaturas ao Ministério Público, Governo do Estado, Inea e à Prefeitura de Valença. “Todos estão chateados e preocupados com essas questões da preservação ambiental. Além do meio ambiente ser bom para todo ser vivo, essas áreas são um ponto turístico do município. Nossa fauna, lagos e cachoeiras são atrativos, e temos que lutar para preservar isso”, disse.

Algumas das solicitações feitas no abaixo assinado são: um plano de emergência e manejo de queimadas; a criação de uma brigada de incêndio; educação ambiental; e aceiros permanentes (cercos onde a vegetação é completamente removida da superfície do solo para prevenir a passagem ou propagação do fogo).

Dia Mundial da Limpeza

A mobilização para o Dia Mundial da Limpeza ocorre em mais de 157 países e, além de Valença, mais de 600 cidades participarão da iniciativa no Brasil. A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

Deixe um Comentário