BARRA MANSA
Foi publicado na edição de quarta-feira, 15, no Diário Oficial da União, o edital de licitação para a terceira e última etapa das obras de readequação ferroviária, o pátio de manobras. O governo federal colocou esse empreendimento com um dos previstos no Plano de 100 Dias de Ações Prioritárias. A partir de agora, as empresas interessadas terão até 10 de março para entregarem as suas propostas. Segundo informações, a expectativa é que se tudo correr como o planejado, as obras comecem em junho e a duração pode ser de até um ano e meio.
Nessa terceira etapa serão feitas obras complementares urbanas e recuperação de pavimento, drenagem, paisagismo, sinalização e iluminação. O viaduto da altura da Saint Gobain será finalizado. Uma nova rua será aberta atrás do Fórum de Barra Mansa, chegando até o bairro Saudade. Começando na altura da Praça da Liberdade, na Rua Dario Aragão, toda a extensão até próximo a prefeitura será alargada. A partir desse ponto, a intenção é que a prefeitura transfira todo o estacionamento que existe ao longo da Avenida Joaquim Leite para esse novo local.
O empreendimento possibilitará a reorganização das vias que margeiam a ferrovia e a redução dos conflitos entre o tráfego ferroviário e o trânsito local, melhorando a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população.
O prefeito Rodrigo Drable celebrou este avanço. “A conclusão das obras do Pátio de Manobras irá facilitar a vida dos barra-mansenses. Além de ser um sonho antigo da cidade, vai melhorar a mobilidade urbana, o trânsito e o desenvolvimento econômico”, revelou.
O secretário de Planejamento Urbano de Barra Mansa, Eros dos Santos, acompanha a situação do pátio de manobras desde o primeiro mandato do prefeito Rodrigo Drable. “É uma grande satisfação poder participar desse momento histórico da cidade, onde é um sonho de todos os moradores. Agradeço a oportunidade dada pelo prefeito como secretário para fazermos esse link, acompanhando os passos da obra. Se não tivesse o envolvimento do município, fiscalizando, essa obra não teria acontecido”, apontou Eros.
O Plano de 100 Dias contempla ações como a publicação de edital para obras remanescentes na Ferrovia de Integração Oeste (Fiol) e a assinatura de contratos para autorização de novas ferrovias.
No dia 10 de março acontece a abertura das propostas, às 15 horas, através do site www.gov.br/compras/pt-br/.