SUL FLUMINENSE
Foram divulgadas inserções de diversas obras do governo federal para serem realizadas no Sul Fluminense. Elas integram o Novo Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC Seleções. Uma cerimônia foi realizada em Brasília no dia 7, que reuniu prefeitos de todo o país, governadores, deputados, senadores para informar os investimentos realizados.
Na região, serão contempladas as cidades de Angra dos Reis, Paraty, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Paraíba do Sul, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda. No total, foram selecionadas 6.778 obras e equipamentos em 3.270 municípios em todos os estados e no Distrito Federal. Serão R$ 23 bilhões em obras.
O prefeito de Angra dos Reis foi um dos presentes na cerimônia. Fernando Jordão esteve presente na cerimônia. “Quero agradecer ao governo federal, porque a gente tem que pensar na população. Nossas ideias políticas são importantes e pensar diferente faz parte da democracia. Mas temos que estar unidos em defesa das pessoas”, disse o prefeito, Fernando Jordão. Angra teve seis projetos aprovados.
Os valores que serão investidos nas intervenções estão sendo definidos pelo governo federal e serão divulgados em breve. Outros projetos apresentados pela Prefeitura de Angra estão sendo avaliados e poderão ser contemplados.
EIXOS DO PAC
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou na cerimônia que foram contemplados programas nos eixos de saúde, educação e infraestrutura social e inclusiva. Segundo ele, a prioridade na escolha das obras do PAC Seleções foi para localidades com vazios assistenciais onde se identificou mais carência dentro de cada modalidade. “Eu não posso olhar o prefeito e a filiação dele, se bem que é importante levar em conta isso, mas eu tenho que olhar a necessidade do povo, qual é a região que precisa mais daquele investimento naquele momento”, disse, acrescentando que “ninguém ficará de fora”.
O deputado federal Lindbergh Farias tem falado a respeito da liberação de obras em cidades do Sul Fluminense. Em entrevista ao A VOZ DA CIDADE, o deputado destacou que todas as cidades que enviaram projetos conseguiram ser contempladas.
Ele ressaltou a importância do PAC Seleções para o país. “Estávamos muito paralisados e o Lula sempre fala que faz pelo povo, quem tem partido é o prefeito. O presidente vê as necessidades das regiões e toma decisão em cima dos critérios de necessidades. Essa será a primeira fase do PAC e depois serão obras de infraestrutura. Estou com uma missão de colocar Volta Redonda para solucionar um problema de água sério em Volta Redonda. Hoje estou fazendo essa interlocução nas cidades do Sul Fluminense, independente de partidos, conversando com prefeitos, para ajudar a região”, destacou o deputado, citando que conseguiu resolver a liberação no governo federal para continuidade das obras do Ecoparque, em Resende.
OBRAS NAS CIDADES DA REGIÃO
ANGRA DOS REIS – Dois ônibus escolares, Unidade Básica de Saúde, uma policlínica regional e um CEU de Cultura, além da restauração do convento de São Bernardino de Sena (no Centro).
BARRA DO PIRAÍ – Creche/escola de Educação Infantil, Escola em tempo integral, Espaço Esportivo Comunitário, Oficina Ortopédica e duas UBSs.
BARRA MANSA – Compra de um ônibus escolar e CEU da Cultura.
ITATIAIA – creche/escola de Educação Infantil, um ônibus escolar e uma UBS.
PARAÍBA DO SUL – Um ônibus escolar.
PARATY – Uma escola em tempo integral, um ônibus escolar e uma UBS.
PINHEIRAL – Restauro do Parque das Ruínas São José dos Pinhais.
PIRAÍ – CEU da Cultura.
PORTO REAL – Creche/escola Educação Infantil; escola em tempo integral e uma UBS.
RESENDE – Caps AD e uma UBS.
RIO CLARO – Creche/escola Educação Infantil; ônibus escolar e uma UBS.
RIO DAS FLORES – Escola em tempo integral e um ônibus escolar.
VALENÇA – Ônibus escolar
VASSOURAS – Escola em tempo integral, um ônibus escolar e CEU da Cultura.
VOLTA REDONDA – Creche/escola de Educação Infantil e uma UBS.