ESTADO
Os governadores de São Paulo, Tarcísio Freitas; de Minas Gerais, Romeu Zema; do Espírito Santo, Renato Casagrande; de Santa Catarina, Jorginho Mello; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e do Paraná, Ratinho Júnior, estarão no Rio de Janeiro para o 7º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O evento, que tem como anfitrião o governador do Rio, Cláudio Castro, acontece de 2 a 4 de março, na Fundação Getulio Vargas (FGV), em Botafogo.
Temas como saneamento, reforma tributária e pacto federativo serão discutidos. Ao final do encontro, será apresentada a Carta do Rio de Janeiro, com um conjunto de propostas elaboradas durante o evento para o desenvolvimento de políticas públicas dos estados.
Além dos chefes de Estado e seus secretários, também participam do Cosud o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Antonio Anastasia; o senador David Alcolumbre, entre outras autoridades.
O evento começa na quinta-feira, com abertura às 11 horas. A conferência será sobre saneamento. Na sexta-feira o tema debatido será Reforma Tributária, às 9h30min. O Pacto Federativo será o assunto de sábado, às 9 horas e o evento será finalizado às 11h30min com apresentação da Carta do Rio de Janeiro pelos governadores dos estados do Sul e Sudeste.