SATs do Detran em municípios da região podem ser fechados e Tutuca luta contra

0

SUL FLUMINENSE/ESTADO

Na tarde desta quarta-feira, 3, o deputado estadual Gustavo Tutuca (MDB) protocolou mais uma indicação legislativa pedindo ao governador Wilson Witzel (PSC) e ao presidente do Detran, Luiz Carlos das Neves, que sejam adotadas providências para manter funcionando o Serviço Auxiliar de Trânsito (SAT) do Detran em Rio das Flores, Itatiaia, Engenheiro Paulo de Frontin, Carapebus, Porciúncula, Silva Jardim e Saquarema.

O deputado esclareceu que um email encaminhado para as unidades do Detran na semana passada comunicou sobre o fechamento. “Os serviços prestados pelas unidades do Detran no interior são importantíssimos. O governo tem que rever essa medida. Qual é a despesa que vai acarretar para o Detran? No enorme universo de arrecadação que tem no Rio, um estado que cobra um dos IPVAs mais caros do país, que cobra taxas que levam locadoras a emplacar carros em outros estados, não é possível que não consigam manter uma atividade que é sua função”, destacou Tutuca.

Além da indicação legislativa, o deputado também usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), onde buscou sensibilizar o governo sobre o impacto negativo da medida para os cidadãos. “Sabemos de todas as modificações pelas quais o Detran vem passando. Mas há que se entender também a particularidade de cada cidade. Mesmo Rio das Flores, por exemplo, sendo um pequeno município, há uma enorme dificuldade de locomoção para buscar esses serviços em outros locais. Às vezes, tem até proximidade geográfica, mas o transporte público não atende”, justificou Tutuca, acrescentando que Itatiaia é um dos municípios que mais se desenvolvem no estado, atraindo empresas, montadoras de veículos. “E como vai perder esse serviço tão importante”, questionou.

Deputado usou tribuna nesta quarta-feira – Foto: Divulgação

Em Rio das Flores, o deputado estadual esteve reunido recentemente com o prefeito Vicente Guedes e o vice, Jaburu, além de alguns vereadores para discutir a questão.

SOLUÇÕES

Em conversa com o líder do governo na Casa, deputado Márcio Pacheco, Tutuca contou que apresentou soluções para manter as unidades abertas. Segundo ele, se colocou à disposição para que possam desenvolver parcerias com as administrações municipais. “Podemos reduzir custos de imóveis, solucionar problema de falta de funcionário, por exemplo. Tenho certeza de que os prefeitos serão sensíveis à causa e buscarão parceria com o Detran. O líder do governo também já se prontificou a ajudar”, concluiu Tutuca.

 

 

Deixe um Comentário