ESTADO
O governador Wilson Witzel participou no sábado, dia 16, em Belo Horizonte (MG), de reunião com governadores que resultou na formação do COSUD (Consórcio Sul e Sudeste), que vai integrar esforços em diversas áreas de atuação dos governos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
O governador afirmou que o momento é histórico e pode representar a geração de emprego e renda. “Este momento histórico de formação do COSUD vai ser extremamente importante porque poderemos trazer, dentro desse consórcio, investimentos de infraestrutura e assim, gerar mais empregos e mais renda.Tenho certeza que o consórcio vai se refletir também na atuação dos nossos parlamentares e, no Congresso Nacional, estaremos irmanados no objetivo de desenvolver o nosso país”, disse Witzel.
As áreas de integração do COSUD serão saúde, educação, segurança, sistema prisional, logística e transporte, combate ao contrabando, desburocratização, desenvolvimento econômico, tecnologia e inovação e governos digitais. Já no final de abril, deverá ser realizada uma nova reunião dos governadores, em São Paulo, para tratar dos assuntos de abrangência do COSUD.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anfitrião da reunião, disse que os governadores também decidiram, no encontro, manifestar apoio ao governo federal para a aprovação da reforma da Previdência. Após a reunião, realizada na Cidade Administrativa do governo de Minas Gerais, os governadores visitaram a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. “Todas as oportunidades de ressocialização dos presos são importantes e a Apac cumpre bem esse papel, embora não possa ser uma alternativa para todo o sistema carcerário”, afirmou Zema.
Além de Witzel e Zema, participaram da reunião e da visita à Apac, os governadores João Doria (SP), Eduardo Leite (RS), Carlos Moisés (SC), Renato Casagrande (ES).