Governador Witzel discute a criação do Consórcio Sul e Sudeste

0

ESTADO

O governador Wilson Witzel participou no sábado, dia 16, em Belo Horizonte (MG), de reunião com governadores que resultou na formação do COSUD (Consórcio Sul e Sudeste), que vai integrar esforços em diversas áreas de atuação dos governos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

O governador afirmou que o momento é histórico e pode representar a geração de emprego e renda. “Este momento histórico de formação do COSUD vai ser extremamente importante porque poderemos trazer, dentro desse consórcio, investimentos de infraestrutura e assim, gerar mais empregos e mais renda.Tenho certeza que o consórcio vai se refletir também na atuação dos nossos parlamentares e, no Congresso Nacional, estaremos irmanados no objetivo de desenvolver o nosso país”, disse Witzel.

Os governadores planejam ampliar os investimentos em diversas áreas através da criação do COSUD

As áreas de integração do COSUD serão saúde, educação, segurança, sistema prisional, logística e transporte, combate ao contrabando, desburocratização, desenvolvimento econômico, tecnologia e inovação e governos digitais.  Já no final de abril, deverá ser realizada uma nova reunião dos governadores, em São Paulo,  para tratar dos assuntos de abrangência do COSUD.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anfitrião da reunião,  disse que os governadores também decidiram, no encontro, manifestar apoio ao governo federal para a aprovação da reforma da Previdência. Após a reunião, realizada na Cidade Administrativa do governo de Minas Gerais, os governadores visitaram a Associação  de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. “Todas as oportunidades de ressocialização dos presos são importantes e a Apac  cumpre bem esse papel, embora não possa ser uma alternativa para todo o sistema carcerário”, afirmou Zema.

Além de Witzel e Zema, participaram da reunião e da visita à Apac, os governadores João Doria (SP), Eduardo Leite (RS), Carlos Moisés (SC), Renato Casagrande  (ES).

Deixe um Comentário