Glitter, cristais e ombreiras são as tendências deste ano para o carnaval

0

BARRA do PIRAÍ

A maior festa popular do mundo já começou. O que não falta é criatividade da brasileira na hora de se fantasiar para curtir o carnaval e os blocos que antecedem a folia.

Para este ano, a festa vem trazendo opções com muito brilho, pedrarias e outras técnicas de decoração. Se você quer tendências, aposte no unicórnio, coelhinhas, ombreiras e girassol.

Maquiagem para carnaval

O carnaval é a quente temporada de muita festa de rua, blocos, desfiles e todo o tipo de festejos. Por todo o país, o que não falta é oportunidade para se fantasiar e passar a folia vestida com roupas de personagens. A maquiagem é um elemento forte na hora de se preparar para curtir tais dias.

Se você não quer investir muito tempo e dinheiro em roupas e acessórios, pode aproveitar as dicas da maquiadora Joana Teles para aproveitar a folia.

Com glitter

O glitter são pequenas partículas sintéticas feitas com muito brilho. Se os produtos de maquiagem translúcidos são feitos em micropartículas cintilantes, o glitter vem em pedacinhos maiores, que refletem bastante em contato com a luz. Ele é excelente para brilhar muito na folia, especialmente, na maquiagem de carnaval. “Como não existem regras para a ocasião, você pode, inclusive, apostar nesse tipo de maquiagem até durante o dia. Mas, seja para usar durante a noite, seja para a festa diurna, é bacana buscar produtos específicos para serem aplicados na pele, a fim de evitar irritações e alergias. Além disso, as makes com glitter acabam tendo maior fixação do que simplesmente pegar e passar o pó pelo corpo. Por isso, prefira sombras e pós próprios para uso dessa forma”, destaca, informando uma dica importante: Não confundir purpurina com o glitter. A purpurina é um pouco mais fina do que o glitter, mas não é feita com a finalidade de ser aplicada na pele. Por isso, seus componentes metálicos podem ser tóxicos para o corpo.

Com pedras

Nos últimos carnavais, têm aparecido umas opções de pedrarias que são interessantes para a make. “Existem os modelos auto-colantes, que já vem com um adesivo ou colinha na parte traseira da pedra. Ou, caso não seja esse o caso, você pode usar até mesmo cremes para fixar o material no rosto.Os diferentes modelos, formatos, cores e tamanhos dão vazão à infinitas possibilidades de uso. Você pode usar fazendo apenas alguns pontinhos de luz, como quem não quer nada; mas, as makes com pedras podem ser um verdadeiro escândalo em cores e quantidade”, cita Teles.

Com tinta

Assim como a aplicação de pedras, a maquiagem com tintas têm muitas versões. Mas, basicamente, elas são aplicadas sobre os olhos, na região da testa e das maçãs do rosto. “Primeiro de tudo, procure por tintas específicas para serem aplicadas na pele. Lembre-se de preservar a saúde do seu corpo colocando sobre ele produtos devidamente preparados para tal uso. Evite, assim, intolerâncias, alergias e até intoxicações”, cita.

Quais são as novas tendências de fantasia para o carnaval 2020?

Nos últimos três anos, com a ascensão dos bloquinhos de rua, temas como unicórnio e sereia dominaram as festas, mas outras tendências estão chegando para tomar o coração dos foliões. Confira as principais sugestões:

Tiaras

As tiaras divertidas ganharam destaque no carnaval passado e tem de tudo para continuarem sendo a sensação este ano. Com frases que vão de temas políticos, a memes ou músicas, o que realmente importa é elas estarem cheias de brilho e chamarem atenção.

O adorno é uma ótima opção para quem não quer usar uma fantasia completa. Só a tiara e uma roupa fresca e confortável, como um short e uma regata, já criam um look divertido. As tiaras também podem ser encomendadas ou ainda feitas em casa, com um pouco de arame, cola quente e material como EVA.

Franjas e ombreiras

A onda dos anos 80 chegou também ao carnaval, seja com as pochetes, viseiras e agora as ombreiras, ícone das paquitas. As ombreiras são bem democráticas, podem ser usadas com camisetas, biquínis ou bodies. Elas podem ser feitas com papel com maior gramatura, que vai dar sustentação aos ornamentos ou outro material que se encaixe nos ombros.

As franjas também estão entre as tendências, ela inclusive pode aparecer na própria ombreira ou em saias e biquínis. Além de deixar o look com cara de fantasia, traz mais movimento a peça.

Não coma bola com a fantasia

Apesar da comemoração dar asas a criatividade, é importante ficar atento para nenhuma liberdade ofender alguém ou se apropriar de alguma cultura.

Carnaval é um momento de diversão, por isso, seja com muito brilho, fantasia completa ou apenas uma make, o mais importante é optar por um look confortável que não atrapalhe a comemoração.

 

Dicas para os pequenos foliões

Se você já está com a programação dos bailes e bloquinhos de rua pronta, é melhor garantir o conforto e a segurança do seu filho. Antes de sair de casa, avalie se o lugar é adequado para as crianças. Espaços muito lotados merecem atenção: é importante verificar se não há risco de empurrões ou quedas. No caso de eventos em ambientes fechados, analise se é ventilado e procure saber onde ficam as saídas de emergência.

Cuidado com espumas e tintas

Confira a composição química dos produtos antes de comprá-los, já que alguns podem irritar a pele. Prefira opções atóxicas e sem álcool. Se o seu filho tiver uma reação alérgica, leve-o a um ambiente ventilado, ofereça água e lave rosto, mãos e o lugar afetado. Se necessário, procure ajuda médica.
Escolha bem as maquiagens

A pele das crianças é mais sensível e, por isso, exige alguns cuidados especiais. Compre tintas hipoalergênicas específicas para a face, com solventes em água. Ao aplicar, use pequenas quantidades e tenha cuidado com a área dos olhos e a boca. Assim que a folia acabar, lave bem com água e sabão.

Ofereça muita água

Os dias de folia costumam ser quentes. O calor faz com que as crianças transpirem e percam bastante líquido. Por isso, é imprescindível hidratá-las a cada 30 minutos ao longo da festa. Água e sucos naturais são as melhores opções.

Prefira comidas leves e práticas

Evite grandes refeições antes da festa. Alimentos muito calóricos ou gordurosos podem causar congestão e atrapalhar a brincadeira. O ideal é fazer um lanche leve antes de sair de casa e levar uma bolsa térmica com frutas e água. Guloseimas e pipocas, por exemplo, estão liberadas, desde que em pequenas quantidades.

Fique longe de caixas e sistemas de som

A música está muito alta? Atenção! Ruídos fortes podem causar trauma acústico, ou seja, levar à perda de audição. Por isso, é importante curtir a festa longe de palcos e aparelhos de música. Lembre-se sempre: quanto menor a criança, mais distante das caixas de som ela deve ficar.

Prepare pulseiras de identificação

Sempre mantenha as crianças em seu campo de visão. Placas e pulseiras de identificação com nome e telefone para contato ajudam a localizar, em último caso.

 

 

 

error: Conteúdo protegido !