MÉDIO PARAÍBA
Duas cidades do Médio Paraíba receberam nesta quarta-feira, 6, o título estadual do 20º Prêmio Prefeito Empreendedor: Vassouras e Paty do Alferes. Os prefeitos Severino Dias e Eurico Pinheiro Bernardes Neto, respectivamente, vão concorrer agora ao prêmio em nível nacional, no mês de junho. A etapa estadual aconteceu ontem, organizada pelo Sebrae Rio, no auditório da Casa do Comércio, no Rio de Janeiro. Dos sete prefeitos premiados, seis são de cidades do interior do Estado. Ao todo, foram 30 projetos finalistas na etapa estadual.
Além de Vassouras e Paty, receberam a premiação os prefeitos: Bruno Boaretto, de Macuco; Vinicius Claussen, de Teresópolis; Gilberto Martins Esteves, de São José do Vale do Rio Preto; Leonan Lopes Melhorance, de Cordeiro; e Axel Schmidt Grael, de Niterói.
Vassouras venceu na categoria “Marketing Territorial e Setores Econômicos”, com o projeto o projeto ‘Agricultura Familiar e Merenda Escolar: Propulsores do Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP)’. “Receber um prêmio sempre é motivo de orgulho para qualquer gestor. Mas, receber um prêmio onde é avaliado e reconhecido por uma instituição da importância do Sebrae, que você realmente mudou a vida das pessoas, é uma sensação espetacular e nos mostra que estamos no caminho certo! Agradeço primeiramente a Deus, por nos guiar e capacitar para poder oferecer nosso melhor em prol da população. Agradeço a minha vice Rosi, que anda lado a lado comigo em cada projeto que desenvolvemos, e a cada colaborador da Prefeitura de Vassouras, aos funcionários das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural, Educação e Obras, pelo trabalho fantástico no projeto Agricultura Familiar e Merenda Escolar, que levou Vassouras a ser a grande vencedora deste prêmio”, ressaltou Severino Dias.
O projeto vencedor de “Agricultura Familiar e Merenda Escolar”, é uma atividade amplamente difundida pelo município e que nos últimos anos vem mudando a vida das famílias no campo e nas escolas, além de gerar emprego e renda para os trabalhadores da zona rural.
DEMAIS VENCEDORES
Macuco foi a cidade premiada em duas categorias: Empreendedorismo na Escola e Governança Regional e Cooperação Intermunicipal. O prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, que recebeu o prêmio pela categoria Compras Governamentais, com o projeto ´Compre em Terê – Estímulo às compras locais´, comentou a iniciativa do Sebrae.
Em São José do Vale do Rio Preto, que tem apenas 22 mil habitantes, o projeto “Facilitar para Empreender”, foi o vencedor da categoria Desburocratização.
Axel Schmidt Grael, prefeito de Niterói recebeu o prêmio na categoria Cidade Empreendedora – Região Sudeste, com o projeto ´Niterói Empreendedora: Uma Cidade de Oportunidades’.
INVESTIMENTO EM PEQUENOS NEGÓCIOS
O diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga salientou a importância de investir nos pequenos negócios. “Os micro e pequenos negócios fazem o desenvolvimento econômico e social acontecer. São vocês, prefeitos, que por meio de políticas públicas fomentam esse setor e são responsáveis diretamente pela transformação do nosso estado. Que possamos trabalhar de mãos dadas para melhorar as condições das pequenas empresas que movimentam a economia e geram empregabilidade”, disse.
Só em 2021, os pequenos negócios foram responsáveis por 70% das novas vagas de trabalho criadas e por 30% do PIB brasileiro.
O presidente da Fecomércio, Antonio Queiroz, e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio, Cássio Coelho, representando o governador, Claudio Castro, participaram da premiação.