BARRA MANSA
A Fundação Cultura Barra Mansa decidiu não realizar, pelo segundo ano consecutivo, o tradicional Encontro de Jornada das Folias de Reis. Tradicionalmente promovido neste mês de fevereiro, na Praça Marcello Fonseca Drable, na localidade Água Comprida, no bairro Vila Nova, o evento foi cancelado em consenso com a comunidade. O objetivo é evitar a propagação do coronavírus.
A tradição reúne diversos foliões de diferentes grupos locais e municípios vizinhos, devotos a São Sebastião, padroeiro da cidade. É reconhecida como um elemento tradicional da cultura local e também muito forte no Médio Paraíba. Em Barra Mansa todos os mestres adestrados foram reconhecidos e premiados às vésperas da celebração do ano passado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.
A Fundação Cultura reforça que a não realização do evento, de maneira alguma, invalida a importância da tradição e preservação da memória da cultura do nosso patrimônio material.
No entanto, as Folias que optarem por sair em suas jornadas, e a todos que desejarem receber as bandeiras em suas casas, devem adotar todos os protocolos e orientações para evitar a transmissão do vírus da Covid-19.
—