ITATIAIA
Pela primeira vez, o Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros realizou nesta quarta-feira, dia 7, a captação de órgãos para transplante. O doador, de 43 anos, estava internado após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico e teve a morte encefálica diagnosticada na noite da terça-feira, dia 6.
Após os protocolos realizados, e em contato com a Organização de Procura de Órgãos (OPO), foram captados para doação fígado, córneas e rins. O procedimento ocorreu no Centro Cirúrgico do hospital. Os órgãos serão doados a pacientes compatíveis cadastrados por ordem de prioridade na Central de Transplantes do Estado.
O superintendente do Hospital Municipal, Daniel Passeri, disse que a captação de órgãos, um processo que representa esperança e a chance de uma nova vida para muitas pessoas, foi realizada com sucesso. “A doação de órgãos não só salva vidas, mas também honra a generosidade de doadores e suas famílias, que em um momento de dor e perda, escolhem transformar sua tristeza em um gesto de imensa solidariedade e amor ao próximo”, relatou o superintendente.
“Este é um trabalho que envolve uma equipe dedicada de profissionais de saúde, todos comprometidos em garantir que este procedimento ocorra com a máxima eficiência e respeito. Agradecemos a todos os profissionais envolvidos neste processo, e especialmente à família do doador, que neste momento tão difícil, de dor, permitiram que outras pessoas tenham uma nova chance de viver”, afirmou o secretário de Saúde, Guilherme Amaral.