O resultado do II Concurso Literário, categoria Poesia – 2018 promovido pela prefeitura, por meio da Fundação Cultura e da Biblioteca Municipal Adelaide Franco foi divulgado na tarde de ontem. Cerca de 250 participantes com mais de 300 obras inscritas de todo o Brasil e também de outros países. As obras serão publicadas na página da Fundação Cultura Barra Mansa no Facebook (facebook.com/culturabarramansa) juntamente com uma breve biografia dos autores.
Ao todo, foram selecionadas 20 obras, sendo 10 de escritores de Barra Mansa e 10 de outras localidades. Os vencedores do Concurso receberão o Diploma de Mérito Professora Adelaide Franco em cerimônia solene a ser realizada na Biblioteca Municipal, em data ainda a ser confirmada.
O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa – FCBM, Marcelo Bravo, disse está muito feliz e satisfeito com a realização da segunda edição do projeto. “Ano passado fizemos nosso primeiro experimento na área de concursos literários e ficamos muito satisfeitos com o resultado. Entregamos o Diploma de Mérito Professora Adelaide Franco, que é a grande referência de nossa Biblioteca. Nesse ano consolidamos nosso projeto e queremos valorizar ainda mais nossos escritores”, afirmou Bravo que ainda salientou o objetivo da FCBM de publicar um pequeno livro da biblioteca com as obras homenageadas desse ano e do ano passado.
Em 2017 a vice-prefeita professora Fátima Lima foi quem entregou os diplomas diretamente aos escritores. A FCBM ressalta que cada vez mais os escritores locais participem de ações e atividades como essa. O Concurso Literário busca ampliar a visibilidade dos escritores da língua portuguesa, valorizar a liberdade de expressão, criação e fruição da cultura municipal, além de promover a cooperação e o intercâmbio cultural entre municípios e estados brasileiros, e outros países, dinamizando ações de literatura e patrimônio cultural. A ação está prevista no Sistema Municipal de Cultura – SMCBM pela Lei 4.602/2016.
A Biblioteca
A Biblioteca Municipal Adelaide Franco tem 145 anos de trabalhos ininterruptos. Hoje, sua sede é no Palácio Barão de Guapy, no Centro de Barra Mansa. Com um acervo de mais de 12 mil livros, revistas e quadrinhos, realiza empréstimos gratuitamente. Com o projeto “Pegue e leve”, o local distribui livros gratuitamente à população barra-mansense. Basta escolher o livro, realizar seu cadastro na recepção com RG e CPF e “pegar e levar”. O horário de funcionamento da biblioteca é de segunda à sexta-feira, no período das 8h às 17h.
Os selecionados
“OLHO NOS SEUS OLHOS” e “A VIDA É UMA MENTIRA”
Por: Ana Vitória Aparecida Augusto Braga
De Barra Mansa
“DOCE JILÓ” e “RALO HUMANO”
Por: Albinno Oliveira Grecco
De Barra Mansa
“A VIDA PASSA”
Por: Paulo César Alves de Sousa
De Barra Mansa
“SAPATAS DE COMPOSIÇÃO” e “ÁGUAS, CÉUS, RIOS E SONHADOS LAGOS DE BARRA MANSA”
Por: Paulo Fernando de Almeida
De Barra Mansa
“ELE É O CAMINHO”
Por: Robson Chaves de Oliveira
De Barra Mansa
“ENCONTRO, DESENCONTRO, RECOMEÇO” e “MENINA CLARA”
Por: Valéria Soares Tavares dos Santos
De Barra Mansa
“PALAVRAS DE ÉBANO”
Por: André Luís Soares
De Brasília
“HOMO SAPIENS”
Por: Antônio Francisco Pereira
De Minas Gerais
“O SENTIDO DO AMOR NA FALÊNCIA DE SENTIDOS”
Por: Carlos Brunno Silva Barbosa
De Barra do Piraí
“PERSONAGEM CENTRAL”
Por: Edih Longo
De São Paulo
“ÁGUAS DE OUTONO’
Por: Fernando J Nogueira
De Franca – SP
“ÁSPERO”
Por: Gisela Lopes Peçanha
De Niterói
“JEITO DE GENTE”
Por: Gislene Cássia de Souza
De Belo Horizonte
“PRECIPITAÇÃO”
Por: Ronei Francisco Tadeu Gulke
De Pirituba – SP
“EU ESCOO DE CORES ESCURAS”
Por: Yasmin Fernandes
De Porto Real – RJ
“ESPELHO”
Por: Valéria Pisauro
De Campinas