Funcionalismo público de Volta Redonda recebe a primeira parcela do 13º Salário

Cerca de 12 mil servidores foram beneficiados nesta quarta-feira, dia 18

Por Tânia Cruz
funcionalismo público de volta redonda recebe a primeira parcela do 13º salário geraldo gonçalves pmvr

VOLTA REDONDA

Cerca de doze mil servidores municipais foram beneficiados com a antecipação da primeira parcela do 13º salário, para essa quarta-feira, dia 18. Entre os beneficiados pela medida do prefeito Antonio Francisco Neto estão os ativos, inativos e pensionistas. É o terceiro ano consecutivo que o dinheiro extra é antecipado no mês de junho.

O prefeito destacou que, mesmo com a queda do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), principal fonte de receita da cidade, as equipes da administração pública têm trabalhado para conseguir beneficiar o funcionalismo. Disse ainda que, quando assumiu a prefeitura, pegou três folhas salariais atrasadas e graças ao planejamento, reorganização financeira e ao apoio do Governo do Estado, conseguiu colocar os salários em dia e, concedendo três reajustes salariais seguidos. Neto adiantou ainda, que o pagamento da folha salarial de junho também será antecipado para o próximo dia 28.

Ainda segundo o prefeito, os servidores municipais, ativos, inativos e pensionistas, também foram beneficiados este ano com um reajuste de 5% no salário-base, com efeito retroativo a 1º de fevereiro. A porcentagem aplicada ficou acima da inflação acumulada entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 4,56%. “O reajuste foi concedido aos servidores e diretores da administração direta, autarquias, fundações e empresas públicas, além dos inativos, pensionistas, ocupantes de funções de confiança, cargos comissionados e secretários municipais”, informou o chefe do Executivo.

Terceiro reajuste concedido

O prefeito relatou que este foi o terceiro reajuste concedido ao funcionalismo desde 2021, o primeiro foi em fevereiro de 2023 e o segundo em abril de 2024, sempre buscando um índice de aumento acima da inflação, mas que não comprometesse a governabilidade em caso de perdas de receitas e estando dentro dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Além do aumento salarial, o funcionalismo também foi beneficiado com o aumento do valor do auxílio-alimentação e ainda houve a criação da cesta-básica para aposentados e pensionistas no valor de R$ 350, equivalente aos servidores da ativa. Explicou que assumiu esse compromisso com os servidores de pagar sempre o salário em dia e no mês trabalhado. Mais uma vez também está conseguindo antecipar a primeira metade do 13º para junho e vai antecipar o pagamento de junho para o dia 28. “Nosso funcionalismo merece e vamos sempre buscar o melhor para eles, que são fundamentais para atendermos a população cada vez melhor”, lembrou o prefeito.

De acordo com o secretário de Administração, Cláudio Franco, em um espaço de 30 dias, contando o pagamento das folhas salariais de maio e junho, além da primeira metade do 13º, a prefeitura injetará mais de R$ 170 milhões na economia municipal. Disse também que o prefeito Neto, com essa determinação segue cumprindo rigorosamente o calendário de pagamento em dia, conforme prometeu aos servidores no início de sua gestão. Lembrou também que não pode deixar de enaltecer a Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), que não mediu esforços para cumprir a determinação de pagar a primeira parcela do 13º nesse dia 18.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos