RIO CLARO
Dois dias de muita leitura e cultura. Teve início nesta sexta-feira, 15, na Praça Fagundes Varela, no Centro, a 7ª edição da Feira Literária de Rio Claro (FLIRC). Realizada neste ano em formato ampliado, pelas secretárias de Educação e Cultura e em homenagem ao poeta Fagundes Varela, a feira trouxe diversas novidades já apresentadas ao público no primeiro dia. A programação segue neste sábado, com atividades para todos os públicos a partir das 9 horas, durante todo o dia, com presença de autores em rodas de conversa. À noite, haverá show musical.
A abertura contou com a participação da comunidade em geral, além de estudantes, professores, do prefeito Babton Biondi, da secretária de Educação, Thais Isabelle de Carvalho, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Eventos, Esporte e Lazer, Brindisi Biondi, e de representantes de outras secretarias.
O prefeito Babton Biondi ressaltou o crescimento da FLIRC ao longo dos anos. “Em breve será uma das maiores do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou. Ele destacou que o novo formato tem chamado a atenção do público e que isso é muito importante para Rio Claro. “Vamos lutar e trabalhar para fazer com que a cidade tenha o reconhecimento que merece. Quando a sociedade civil se organiza e trabalha em conjunto com o Poder Público, as coisas acontecem e evoluem. Muito feliz com a participação da comunidade nesse evento”, disse, lembrando ainda a importância de a FLIRC acontecer no mês de aniversário de nascimento do poeta Fagundes Varela. Antes, tanto a feira quanto a programação de aniversário eram realizadas separadamente.
Entre as novidades da FLIRC estão a participação de 70 autores independentes de diferentes regiões do país, a Flirczinha (espaço destinado ao público infantil), área gastronômica, participação de artesãos locais, o Show de Talentos de estudantes e da comunidade (realizado nesta sexta-feira), além de apresentações musicais noturnas. Nesta sexta-feira, o show será de Gustavo Sabença e, neste sábado, será de Lorena Arruda. Ambos às 21 horas.
A vice-prefeita e secretária de Saúde, Guta Monteiro, destacou que a FLIRC representa uma valorização da cultura. “A cada ano estamos crescendo com esse evento que traz mais visibilidade cultural para Rio Claro, promovendo a educação, além de atrair turismo e gerar economia”, afirmou.
Para a secretária de Educação, o primeiro dia da 7ª edição da FLIRC foi um sucesso. “Toda a comunidade ficou envolvida, além da comunidade escolar. As crianças gostaram demais da Flirczinha. A praça e a quadra da Casa de Cultura ficaram lotadas durante todo o dia. Esse novo formato é muito emocionante e ressalto a idealizadora que foi a professora Terezinha. Está sendo muito bonito esse movimento de fomento à literatura, envolvendo profissionais, autores e o público presente”, disse.
PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO
Além de autores em rodas de conversa, a FLIRC terá apresentações de alunos de escolas municipais durante o dia. Na Flirczinha, realizada na quadra da Casa de Cultura, ao lado da praça, a programação também começa pela manhã e segue até o fim do dia com contação de histórias, exposição de trabalhos escolares, atividades recreativas, jogos pedagógicos, ações que unem tecnologia e literatura, além de um Jardim Sensorial em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.
Entre os destaques deste sábado estão a presença do personagem Xandinho, da autora Nilma Boechat, que esteve nesta sexta-feira na cidade; Júlio Emílio Braz, que abordará “O que não é visto, não é comprado — o protagonismo negro na Literatura Infantojuvenil”, em roda de conversa às 9h50min; e Bruno Black, às 14h10min, com o tema “Se tens um dom, seja!”.
Na Casa de Cultura, também neste sábado, acontecerão duas rodas de conversa abertas ao público: Natureza e Modernidade na Poesia de Fagundes Varela, com Anderson Silva, Edilson dos Santos, Saulo Soares e Teresinha Pereira; e uma oficina de escrita criativa, com Wlange Keindé e Carol Façanha, aberta a todos os interessados. As atividades serão às 10 e às 15 horas, respectivamente.





