VOLTA REDONDA
Os cento e trinta e oito formandos das primeiras turmas dos cursos de inclusão digital e informática básica, oferecidos pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) de Volta Redonda, entre adolescentes, adultos e idosos, serão certificados durante essa semana. São as primeiras turmas preparadas para o mercado de trabalho. Durante toda semana haverá cerimônia de formatura dos que fizeram os cursos em cinco Centros de Referência da Assistência Social (Crass) do município.
Os cursos, iniciados em março estavam disponíveis nas unidades dos bairros Água Limpa, Três Poços, Dom Bosco, Monte Castelo e Retiro. A programação do curso de Informática Básica incluiu Introdução à Informática; e Pacote Office (Word, Excel e Power Point). A parte de Inclusão Digital para Melhor Idade tem conteúdo diferenciado.
Protocolo de segurança
Segundo garantiu o secretário Municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, as cinco unidades de Crass que sediaram o curso seguiram o protocolo de segurança exigido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda para prevenção à Covid-19. “Cada turma tinha apenas oito alunos para respeitar o distanciamento seguro entre as pessoas, houve higienização das salas na entrada e saída dos alunos, foi disponibilizado álcool gel para higienização das mãos, o material do curso era individual e foi cobrado o uso correto de máscara”, lembrou Munir.
O secretário destacou também que, esse contato com a tecnologia pode ajudar no ingresso ao mercado de trabalho ou apenas facilitar o dia a dia das pessoas. “Este primeiro curso também serviu para reaproximar a comunidade dos Crass, que estavam sem atendimento até dezembro do ano passado”, informou, ressaltando que até o final deste mês, 25 unidades já estarão em funcionamento e a previsão é que todas as 35 que funcionavam até 2016 voltem a receber a população até o final do ano.
Curso será levado para outros Cras
A diretora do Departamento de Proteção Básica da Smac, Rosane Marques, a Branca, também falou sobre os cursos. Informou que o mesmo curso será levado para outros Cras. “Vamos fazer uma programação para que todas as comunidades sejam beneficiadas”, declarou.
Cleide Malta Machado Silva, uma das alunas do curso de inclusão digital fez uma homenagem aos professores. “Ser professor é um missão de Deus. Obrigada pela paciência na hora de ensinar. Somos gratos pela oportunidade e por você ter nos ensinado a lidar melhor com a informática, que hoje está presente em tarefas simples do dia da dia”, agradeceu.
A programação dos eventos de formatura iniciou na segunda-feira, dia 5, pelo bairro Água Limpa, nesta terça, dia 6, receberam o diploma os alunos do Três Poços. Na quarta-feira, dia 7, é a vez do bairro Dom Bosco; na quinta, dia 8, o bairro Monte Castelo, e na sexta-feira, dia 9, o bairro Retiro. As cerimônias acontecem sempre às 14h30min.