RESENDE
O vereador Fábio Lucas de Almeida (Avante) solicitou a prefeitura que seja feito um estudo de viabilidade para equiparar os salários de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do município ao piso nacional. A proposta prevê para as categorias o pagamento de no mínimo R$ 4,8 mil mensal para uma jornada máxima de 30 horas semanais.
Segundo Fábio Lucas, a propositura está em sintonia com o Projeto de Lei nº1.731/2021, que fixa o piso salarial dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais de todo o país em R$ 4,8 mil. O projeto foi aprovado nos últimos dias pelo Senado e segue para a análise da Câmara dos Deputados. Para o vereador, a medida é uma forma de reconhecimento do trabalho desses profissionais, principalmente diante dos desafios enfrentados durante a pandemia. “As sequelas sofridas por boa parte das pessoas em decorrência da Covid-19 mostraram ainda mais a importância do trabalho dessas categorias”, aponta Fábio Lucas.
O parlamentar lembra que o Brasil sofre um processo acelerado de envelhecimento da população, que, por sua vez, dependerá cada vez mais desses profissionais para levarem vidas funcionais e saudáveis. “O relator destacou, ainda, que fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais atuam de forma decisiva no bem-estar de pessoas com deficiência e de quem é acometido por incapacidade temporária para o trabalho em função de acidentes e sequelas de doenças”, complementou.
RAMPA DE ACESSIBILIDADE
A implantação de rampa de acessibilidade na Praça da Bandeira, mais conhecida como Praça do Trenzinho, no bairro Campos Elíseos, principal Centro Comercial da cidade, foi pedida pelo vereador Fábio Lucas de Almeida. “O objetivo é proporcionar acessibilidade aos cadeirantes na Praça do Trenzinho, que é um dos cartões postais da cidade e, atualmente foi beneficiada por uma belíssima reforma. Com a rampa de acessibilidade, os deficientes físicos ficarão com mais facilidade ao acesso da praça para o lazer, entretenimento quando houver e para fotografias”, explica o parlamentar que convidou os vereadores Sandro Ritton (União Brasil) e José Antônio Nogueira, o Zé Antônio PHV (Patriota) para serem signatários da indicação.