TRE promove mais um sábado de plantão para cadastramento biométrico  

0

ESTADO/SUL FLUMINENSE

Mais um plantão das zonas eleitorais do estado acontecerá neste sábado, 21, das 9 às 15 horas. Os cartórios de cidades da região funcionarão para atender a população para o cadastramento biométrico. O eleitor em dúvida sobre a necessidade de fazer a biometria pode fazer a consulta no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou na Central de Atendimento Telefônico (21) 3436-9000. Essa é a segunda edição do Sabadão da Biometria, a primeira aconteceu no dia 31 de agosto, onde 13.685 eleitores foram atendidos.

Para fazer o cadastramento, o eleitor deve levar documento de identificação oficial (com foto), comprovante de residência recente (até três meses de emissão) e título de eleitor (se tiver). Além desses documentos, os eleitores do sexo masculino com mais de 18 anos que forem tirar a primeira via do título devem também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar (com foto).

Há 35 cidades do estado onde a biometria está sendo obrigatória. Na região as cidades são: Comendador Levy Gasparian, Mendes, Porto Real, Quatis, Rio Claro e Vassouras. Nessas cidades, o prazo para o cadastramento termina no dia 1º de dezembro. O eleitor que não comparecer dentro do prazo terá seu título eleitoral cancelado, ficando impedido de votar, de receber benefícios sociais, como o Bolsa Família, de obter passaporte, de ser empossado em cargo público ou de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Também poderá ter dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa.

Nas demais cidades da região, onde o procedimento ainda não é obrigatório, a orientação é que o eleitor faça o cadastramento para evitar filas futuras.

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !