VOLTA REDONDA
Neste domingo, dia 12, a partir das 8 horas, juntamente com a festa especial em comemoração ao Dia das Crianças será lançado na Praça da Morada do Campo, no bairro Retiro, em Volta Redonda, o Programa Social ‘Moverê’. Trata-se de um grande movimento de educação, esporte e cidadania para crianças e adolescentes. A iniciativa é do Centro Espírita Nossa Senhora da Guia (Censg) em parceria com a Associação Laboratório de Inovação Aplicada (Associação LIA).
O programa é voltado à formação integral de crianças e adolescentes por meio do esporte, da arte, da educação e, principalmente da convivência comunitária. O nome ‘Moverê’ vem da ideia de ‘mover-se para o bem’, simbolizando o movimento das crianças em direção a uma vida mais saudável, participativa e solidária. O programa foi desenvolvido sob coordenação direta da Associação LIA, mas com base territorial e execução comunitária do Censg, fortalecendo o vínculo entre as instituições e a comunidade. “O evento contará com muita alegria, brincadeiras, atividades esportivas e aquele clima de união e esperança que só a nossa comunidade tem”, contou Sid Soares, um dos membros do Censg.
Sid informou ainda, que a Festa do Dia das Crianças é uma realização do Censg, com o apoio da Associação LIA, de parceiros locais e voluntários. Embora a celebração do Dia das Crianças já ocorra há alguns anos na comunidade, esta é a primeira edição integrada ao Programa Moverê, que será oficialmente lançado durante o evento. A festa acontecerá na Praça da Morada do Campo, com atividades recreativas, apresentações culturais, teatro e o tradicional ‘Almoço dos Inocentes’. A expectativa é reunir cerca de 200 crianças e adolescentes, além das famílias e moradores da comunidade, celebrando um momento de alegria, cidadania e fortalecimento dos vínculos sociais.
ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS
Ainda segundo Sid Soares, a Associação LIA é uma organização sem fins lucrativos dedicada a desenhar, testar e escalar soluções públicas, educacionais, culturais e sociais. “Atuamos onde governo, academia e sociedade civil se encontram”, explicou, ressaltando que a ideia é unir métodos, dados e tecnologia para transformar políticas em resultados mensuráveis para a população. Seus pilares são a sabedoria em dados, gestão do conhecimento, governança corporativa e gestão organizacional . “Atua nas vertentes sócio-educacional, agro-ambiental e estruturas urbanas integradas e inteligentes”, completou Sid.
Na vertente sócio-educacional trabalha-se o desenvolvimento de programas formativos, oficinas, projetos culturais e esportivos voltados à inclusão social, cidadania e direitos humanos; na agro-ambiental o incentivo à agricultura sustentável, educação ambiental e ações de valorização das práticas agroecológicas e da economia rural. Já na estruturas urbanas integradas e inteligentes o grupo trabalha os projetos voltados à inovação tecnológica e à melhoria da infraestrutura social e urbana, com foco em sustentabilidade, acessibilidade e uso inteligente dos recursos públicos e comunitários.
A Associação LIA foi criada recentemente, porém o conceito LIA foi desenvolvido em 2023, com o propósito de promover a inovação organizacional, social, educacional e ambiental por meio de projetos que integrem tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento humano. Seu objetivo central é transformar boas ideias em soluções práticas para os desafios das comunidades, sempre com base em evidências, planejamento e participação social.
IDEIA DE FUNDAR A ASSOCIAÇÃO LIA
A ideia de fundar a Associação LIA, segundo Sid, surgiu de um grupo de profissionais e pesquisadores que já atuavam em iniciativas voltadas à inovação pública e à transformação social. O grupo percebeu a necessidade de criar uma instituição capaz de articular projetos e parcerias entre o poder público, o setor privado e a sociedade civil organizada, com foco na aplicação prática da inovação em benefício das pessoas.
A Associação LIA é formada por um corpo institucional, composto por diretoria executiva, conselho fiscal e conselho consultivo. Além de equipe técnica multidisciplinar que reúne profissionais das áreas de gestão pública, direito, educação, tecnologia, meio ambiente, comunicação, desenvolvimento social e outras. A presidência é exercida por Miriam Cristina Pereira Camilo e a direção administrativa é composta por Geisa Morais Gomes e Rafael Tomé de Moura, além dos conselhos já mencionados, coordenadores de programas e consultores associados conforme os projetos em andamento.
Vale destacar que a Associação LIA tem atuação em todo território do Estado do Rio de Janeiro. A proposta é levar soluções inovadoras a diversos territórios, sempre em parceria com instituições locais, instituições de ensino, associações comunitárias e órgãos públicos. De acordo com Sid Soares, o lançamento do Programa Moverê marca o início de uma nova fase da atuação do Censg da Associação LIA, consolidando a integração entre educação, esporte, cultura e desenvolvimento comunitário. Mais do que um evento, o dia 12 de outubro simboliza a construção coletiva de um projeto de futuro, feito com e para as crianças, que une instituições, famílias e a comunidade na promoção do bem comum.