Hospital Municipal realiza 1.600 exames de ultrassonografia em Itatiaia

0

ITATIAIA

O Hospital Municipal Manoel Martins de Barros realizou 1.635 atendimentos de ultrassonografia nos últimos três meses. O público-alvo são mulheres, homens e crianças do município. De acordo com o responsável pela marcação dos exames no Tratamento Fora Domicílio, Ronaldo Moraes, os procedimentos são realizados tanto no hospital municipal, quanto em uma clínica conveniada em Resende, mediante o agendamento realizado pelo TFD.

Segundo Moraes, a demanda não é reprimida neste serviço de saúde. “A procura por exames de ultrassonografia é grande, mas atualmente não temos demanda reprimida. Hoje eles chegam e logo são agendados. No caso das mulheres grávidas que precisam fazer ultrassonografia obstetrícia e das pessoas com pedidos de ultrassonografia de abdômen total os exames são agendados para serem realizados no Hospital Municipal”, disse.

Ronaldo Moraes explica que  após a prescrição realizada pelo médico os pedidos de exames são encaminhados pelas unidades de saúde para o serviço de Tratamento Fora do Domicílio. Depois do agendamento, esses exames retornam as unidades, através dos agentes de saúde que informam a data e o local aos pacientes.

De acordo com a recepcionista do setor de ultrassonografia do Hospital, Lúcia Lamil o agendamento do exame acontece dentro do prazo máximo de um mês. “Em Itatiaia são muitos exames realizados em pouco tempo, corremos com os agendamentos para que o morador possa realizar seu exame rapidamente, com certeza é um crescimento significativo no município”, frisa.

O secretário de Saúde, Nilson Rodrigues Neves, explica que  a oferta do exame no município foi uma grande conquista para a população. “É importante a realização do atendimento no município, pois facilita, antecipa e favorece o diagnóstico, tornando  seu tratamento mais rápido e  também diminui o custo no município. São essas as vantagens que a saúde oferece com o atendimento ao município, ou seja, rapidez, economicidade, menos sacrifício ao paciente ao evitar deslocações”, finalizou.

O serviço de Tratamento Fora do Domicílio fica situado na Rua Raul Cotrim, nº 177, Centro. Informações sobre o agendamento de exames pode ser realizado pelos telefones (24) 3352-3177 e (24) 3352-1486.

VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

A Secretaria de Saúde alerta para a necessidade de vacinação de crianças de 6 a 11 meses, a chamada ‘dose zero’, contra o sarampo. Esta é uma nova orientação do Ministério da Saúde, pois é uma medida preventiva por causa do aumento de casos da doença em alguns estados e porque em surtos anteriores foram as crianças menores de 1 ano que evoluíram para casos mais graves.

A vacinação pode ser feita em todos os postos de saúde do Município, de 8 às 17 horas e na Policlínica Municipal, de 8h30min às 16h30min. A Coordenadora de Imunização, Andréa Millen, alerta sobre a vacina. ”Solicitamos que todos os responsáveis por crianças na faixa etária, entre 6 e 11 meses, não deixem de levar seus filhos para vacinar”, disse. A medida deve alcançar 1,4 milhões de crianças no país que não receberam esta dose extra, além daquelas previstas no calendário oficial aos 12 e 15 meses.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !