ANGRA DOS REIS
A comunidade católica do Bonfim vai celebrar até domingo, 7, o padroeiro da região, Senhor do Bonfim. A festa este ano completa 243 anos de existência, com direito a eventos religiosos e sociais abertos a toda a população e aos turistas.
Como manda a secular tradição, a programação conta com leilão de prendas, pau de sebo com direito a prêmios em dinheiro e praça de alimentação montada nas areias da praia da comunidade, oferecendo vários tipos de pratos.
No sábado, dia 6, o grupo jovem Esperança do Amanhã animará o encerramento do tríduo. No palco da praia do Bonfim, a animação ficará por conta de DJ Jacaré, Davi Dias e Banda Sereno. No domingo (7), ponto alto das comemorações ao Senhor do Bonfim, a Santa Missa festiva será às 10h, sendo presidida por Frei João Paulo, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Às 16h, ocorrerá a tradicional procissão no mar e pelas ruas do bairro. Fechando os festejos religiosos, às 19h, ocorrerá a queima de fogos, na ermida do Senhor do Bonfim, mas a festa continua com a apresentação do DJ Jacaré, banda Pontos Cardeais, Calebe e Leilani e o cantor Erickinho.
“Essa festa é linda e tem histórias maravilhosas. Faz parte do nosso calendário. Sou uma pessoa grata por participar dela na condição de secretário de Cultura, apoiando as atividades diretamente”, declarou Andrei Lara.
A festa é patrocinada pela Viação Senhor do Bonfim e pela Mattos Teixeira via Lei Municipal de Incentivo à Cultura e ao Esporte, sendo uma realização da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com produção da Smart Produções e apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.
A lenda do Senhor do Bonfim em Angra
Conta a lenda, que ao passar pela Enseada de Batista das Neves, após uma longa noite no mar, um pescador encontrou sobre uma pedra que fica próxima à ilhota uma imagem de Cristo Crucificado. Ele entregou a imagem a uma igreja da cidade, mas ela desapareceu. O mais intrigante é que ela teria reaparecido no mesmo local onde foi encontrada. O fato inexplicável aconteceria em três ocasiões. Diante disso, mandou-se construir uma pequena Igreja no local para abrigar a imagem.