ANGRA DOS REIS
Angra dos Reis promoveu, nesta quarta-feira, 24, a segunda edição da Feira de Emprego para Jovem Aprendiz, reunindo 320 participantes com idades entre 14 e 24 anos no Centro de Estudos Ambientais (CEA). O encontro possibilitou que os jovens apresentassem seus currículos a dez empresas de diferentes setores, que disponibilizaram vagas de trabalho voltadas para a inserção no mercado.
A atmosfera foi de expectativa e entusiasmo. “Pode ser a chance de dar o primeiro passo na minha carreira. A gente precisa dessas oportunidades para mostrar o que sabe fazer”, disse Cauã da Silva, de 19 anos, morador do Parque Mambucaba.
A legislação brasileira (Lei nº 10.097/2000) determina que empresas de médio e grande porte contratem de 5% a 15% de jovens aprendizes em seus quadros. Durante a feira, os candidatos passaram por entrevistas e puderam ser encaminhados diretamente às vagas oferecidas.
Representante da Enesa Engenharia, a assistente social Larissa Peixoto ressaltou a relevância da aproximação entre empresas e juventude. “É um momento valioso tanto para os jovens quanto para nós. Encontramos talentos que podem crescer dentro das organizações”, apontou.
Para a secretária de Emprego e Renda, Márcia Paiva, o evento tem papel estratégico. Queremos facilitar esse primeiro contato entre os jovens e o mercado de trabalho, que muitas vezes é o mais difícil. A adesão mostra que estamos no caminho certo”, diz.
O prefeito Cláudio Ferreti, também participou da feira e reforçou o impacto da iniciativa. “Quando criamos oportunidades para a juventude angrense, estamos investindo no futuro da cidade. É um orgulho ver tanta esperança renovada aqui hoje”, finaliza.