VOLTA REDONDA
A Convenção Coletiva de Trabalho 2017/2018 do Setor Mármore e Granito da Construção Civil foi fechada com reajustes que variam de 4% a 5.2% para toda a categoria. A informação é da direção do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Mármore e Granito do município e região. Segundo o presidente da entidade, Sebastião Paulo de Assis, para todos os trabalhadores os reajustes foram de 2%, retroativos a 1º maio e mais 2% de reajuste a partir de 1º de novembro, conforme tabela salarial. Para a função de ajudante somando o percentual retroativo a maio mais o reajuste de novembro, o valor chegará a 5.2%.
O presidente lembrou que, com os percentuais conquistados na convenção, o Sindicato conseguiu superar a inflação acumulada no período que foi de 3.99%. Além disso, conquistou para o setor um percentual significativo na cesta básica, 16.67%. Com isso, o valor do benefício passa para R$ 140, a partir de 1º de julho. Disse Sebastião Paulo que, os reajustes serão com reposição acima da inflação.
Disse o presidente do Sindicato que, o discurso de crise econômica mais uma vez fez parte das mesas de negociações. “Foram realizadas várias reuniões com o setor patronal, mas o Sindicato não abaixou a guarda e defendeu a reposição da inflação e mais ganho real para os trabalhadores do Mármore e Granito. A demora nas negociações mostrou que o Sindicato estava certo na maneira de pensar e agir para garantir a manutenção de todas as cláusulas econômicas e sociais conquistadas em convenções coletivas anteriores, além de garantir na atual convenção os percentuais citados acima”, destacou o sindicalista. Relatou ainda que, apesar do País enfrentar uma das piores crises econômica e política, os trabalhadores podem comemorar o fechamento de mais um acordo que mantém e amplia os direitos de cada um.