O desafio de empreender mais tarde
A palavra da semana é etarismo, depois da polêmica causada por conta de um vídeo gravado por estudantes debochando de uma colega de classe com 40 anos muito se comentou sobre o preconceito por idade. Na verdade só ascendeu a discussão sobre o tema pois diariamente convivemos com discriminações desta natureza, reflita um pouquinho e relembre se você já ouviu frases do tipo:
* não tem mais idade para usar cabelo comprido;
* essa roupa está muito jovem pra você, ou ainda
* será que não está velho(a) pra isso?
… e agora, idade para estudar.
Vocês devem estar se perguntando porque eu trouxe esse tema a um editorial focado em empreendedorismo, pois bem, porquê neste ramo também se questiona se há uma idade para começar. Eu posso afirmar que não tem, enquanto os mais jovem tem a inovação e disposição a seu favor, há vários exemplos de profissionais que iniciaram suas carreiras após os 40 anos e foram/são muito bem sucedidos, sucesso pautado na experiência e maturidade adquirida ao longo dos anos. Então a mensagem de hoje é: ‘Não deixem que te limitem, não aceitem rótulos, cada um é o que é, com seus defeitos, qualidades e idade’. A idade, muitas vezes, ainda traz o discernimento e a cautela que raramente se apresentam na juventude.
A vida nos reserva grandes surpresas e as oportunidades existem para serem aproveitadas. Sempre é tempo de aprender, descobrir e começar.
Então, você vem comigo?
Bora empreender!
Janne Paulina