Quais os aplicativos mais populares de 2022?

0

Foto: Divulgação

Os aplicativos são uma invenção relativamente recente que ganhou cada vez mais espaço à medida que os smartphones cresceram em popularidade. Atualmente eles são parte indispensável da rotina e abaixo será possível conhecer as ferramentas mais populares de 2022.

Redes sociais dominam as primeiras posições

Lançado em 2009 por Brian Acton e Jan Koum e vendido para o Meta, antigo Facebook que está em busca de criar o “metaverso”, por 19 bilhões de dólares em 2014, o WhatsApp conta com mais de 1,5 bilhões de usuários espalhados por todos os cantos do mundo e é um dos apps mais populares de todos os tempos.

Usado para conversar, fazer chamadas telefônicas e se comunicar perfeitamente utilizando apenas os dados da Internet, em 2022, o WhatsApp segue como o aplicativo mais popular entre os brasileiros e marca presença em mais da metade (54%) de todos os aparelhos móveis nacionais.

Os dados são do estudo “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil”, que também revelou que o “whats” ou “zap”, como ele costuma ser chamado pelos usuários brasileiros, é o app mais manuseado ao longo do dia e a principal plataforma acessada em território nacional.

Logo abaixo do WhatsApp se encontra a rede social de compartilhamento de fotos e vídeos Instagram. Outra plataforma da rede Meta, o app que conta com cerca de 1,4 bilhões de usuários mundiais está presente na tela de 42% da população brasileira.

Lançado em 2010 e comprado pela Meta em 2012, vale mencionar que o Instagram é extremamente popular entre as gerações millennial e Z, fato que o torna um dos principais canais de comunicação com esses segmentos da população.

O terceiro aplicativo mais popular e primeiro fora do ecossistema Meta é o TikTok. Utilizado principalmente por membros da geração Z, o app de vídeos curtos, com “trends” cada vez mais rápidos, tem chamado cada vez mais a atenção das outras gerações e deve se tornar ainda mais popular nos próximos anos.

Desenvolvido pela empresa chinesa ByteDance, o principal trunfo por trás do sucesso do TikTok é seu algoritmo altamente eficiente em criar um feed moldado exclusivamente para os interesses dos seus usuários, o que faz com que mais de 90% deles acessem à plataforma todos os dias e permaneçam quase uma hora por lá (52 minutos).

Foto: Divulgação

Jogos de todos os tipos também ocupam espaço entre os apps mais populares

É verdade que as redes sociais dominam as primeiras colocações em números de downloads e utilização, mas diversos tipos de jogos também marcam presença nas telas nacionais, especialmente considerando que o Brasil é um dos maiores mercados de jogos da América Latina.

Além de apps de games como Fortnite, que conta com centenas de milhares de usuários no país, outro tipo de app que tem chamado a atenção dos usuários nacionais é o mundo do iGaming.

Um dos exemplos mais importantes são os jogos de cassino em plataformas especializadas. Uma das razões mais importantes para isso é a grande variedade de modalidades disponíveis, que vão desde slots de design diferente e jogos de mesa como blackjack ou roleta até clássicos populares como bingo.

Ao mesmo tempo, além de serem jogos geralmente clássicos com séculos de história, suas contrapartes online também oferecem modos de jogo inovadores e até versões ao vivo, com dealers humanos que interagem com os jogadores durante as partidas.

Foto: Divulgação

Outros aplicativos também contam com um número significativo de usuários

Os aplicativos acima correspondem às opções mais populares no mundo em relação às categorias de redes sociais e jogos, mas existem diversas outras ferramentas que podem ser mencionadas.

Alguns dos apps de outros gêneros que podem ser citados e têm ganhado cada vez mais espaço são o aplicativo de corridas Uber, assim como os apps de entrega Rappi, Daki e iFood, que também contam com quantidades significativas de usuários.