ESTADO
Foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Executivo, nesta quinta-feira, 24, a lei que inclui o Dia do Parlamentar Juvenil no Calendário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. A nova data será celebrada anualmente em 26 de junho, conforme estabelece a Lei 10.901/25, proposta pelo deputado estadual Danniel Librelon (REP), que também atua como coordenador do projeto.
A iniciativa é vinculada ao Parlamento Juvenil da Alerj, programa que, em 2025, chegou à sua 16ª edição e tem como foco despertar nos jovens o interesse pela política, estimular o exercício da cidadania e apresentar, na prática, o funcionamento do Poder Legislativo. Durante uma semana, alunos eleitos pelas escolas públicas representam seus municípios e vivenciam a rotina parlamentar, com direito a apresentar propostas de lei — algumas das quais chegam a ser analisadas pelos deputados estaduais.
Antes de assumirem suas cadeiras simbólicas, os estudantes passam por uma fase de capacitação com conteúdos sobre Direito, ética e processo legislativo. As propostas elaboradas por eles abordam temas relevantes como educação, saúde mental, inclusão de pessoas com deficiência e questões ambientais.
Para o deputado Danniel Librelon, oficializar o Dia do Parlamentar Juvenil é mais uma forma de valorizar o protagonismo estudantil. “Esse projeto garante aos jovens o acesso a direitos fundamentais, especialmente no que diz respeito à cidadania. Educar para a cidadania é uma missão da escola e um dever do Estado. Ao oferecer essa vivência, estamos formando cidadãos mais conscientes e preparados para a vida pública”, declarou.
23 linhas