RESENDE
A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Turismo, está promovendo uma obra de restauração da
O prédio da Estação Ferroviária de Resende, um patrimônio histórico da cidade, localizado no bairro Campos Elíseos, está passando por obras de reforma. As obras da Estação do “Trenzinho”, como é conhecida a Estação Ferroviária, são realizadas pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Turismo do município. A previsão é de que o local seja entregue completamente recuperado no segundo semestre deste ano.
A intervenção está em andamento onde funcionavam as áreas de atendimento das Secretarias de Turismo e de Indústria e Comércio, que estão provisoriamente em outros locais. Atualmente, a Secretaria Municipal de Turismo funciona na Rua Pastor Elson, 121 no bairro Montese, até que as obras sejam concluídas.
De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, até o momento, foram feitas demolições, construção das novas paredes de vedação em alvenaria e emboço. “No momento, as passagens das instalações elétricas, sanitárias e hidráulicas, que serão construídas na sequência. O saguão principal da estação será preservado e a sua fachada receberá uma nova pintura, de acordo com as cores originais do local”, informou o secretário Thomas Elson Landim.
“Sabemos que a antiga estação é um ponto histórico de muito peso para o município e precisamos intervir para assegurar a qualidade e a segurança do atendimento no local. As obras vão dar nova vida ao espaço e toda a população terá mais uma razão para celebrar a nossa querida estação do Trenzinho”, disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
Construída no final do século XIX e remodelada em 1937, a Estação Ferroviária, localizada no bairro Campos Elíseos, retrata uma época em que a emoção da chegada e as lágrimas da despedida corriam sobre trilhos, e não sobre o asfalto ou pelo ar.
O prédio, que ainda guarda suas características arquitetônicas, fica na Praça da Bandeira, onde, ao centro, repousa uma simpática e graciosa “Maria Fumaça”, fabricada em 1911 na Alemanha. É graças a ela, que dá à paisagem um charme muito especial, que o local é conhecido pelos resendenses e pelos visitantes como Praça do Trenzinho.