Conselho do MEP Volta Redonda aponta para maior proximidade e escuta às pessoas e instituições

0

VOLTA REDONDA
O conselho do Movimento Pela Ética na Política (MEP) reuniu ontem, em Volta Redonda, com doze membros, dos 15 que compõem o grupo. O jovem conselheiro, Pedro Paulo Vidal, coordenou o encontro e informou importantes decisões do conselho.
Destacou o jovem conselheiro que foi que uma reunião muito participativa e produtiva. “Aliás com uma participação majoritária dos membros definimos importantes caminhos para o MEP”, comentou Pedro ao destacar os principais encaminhamentos do encontro. Lembrou que foram seis pontos destacados, sendo um deles o cenário político nacional e o 7 setembro. Disse Pedro que, após analise do momento atual do Brasil e com olhares atentos para o sociopolítico local, o conselho decidiu em consenso valorizar e incentivar a experiência popular do ‘Grito dos Excluídos’ no seu 27º ano.
O segundo ponto definido foi a ampliação dos espaços de escuta e proximidade com os jovens periféricos do Pré Vestibular Cidadão. O conselho elogiou e aprovou o ‘projeto de orientação acadêmica’, elaborado por Amanda, Davi e Pedro. O projeto surgiu da pesquisa junto aos alunos do MEP e apontou a necessidade de conhecer opções e formas de acesso e permanência nas universidades. O conselho sugeriu ampliar e levar o projeto até as áreas periféricas da cidade, vias escolas do Ensino Médio.
MAIS SUGESTÕES
Com a Equipe Ambiental foi sugerido um seminário socioambiental, agendado para 2 de outubro, às 15 horas (live), com a possibilidade de transmissão junto a organismos da ONU e um artigo cientifico sobre o trabalho de ‘ciência cidadã’ na Pedreira da Voldac, submetido à UFRRJ-Campus Três Rios. Foi destacada ainda a ampliação de grupos de trabalho com a Comissão Étnico Racial, já consolidada e comissão de saúde, em estruturação que vai somar muito na sustentação à formação e ações do Movimento.
Os 25 anos do MEP também foram lembrados. O conselho aprovou a ampliação da equipe de comemoração para maior agilidade às propostas comemorativas. Sobre a Assembleia Geral do MEP 2021, a comissão de revisão estatutária ficou de apresentar na próxima reunião proposta de data. Por último, foi divulgado os eventos a serem realizados, como o encontro com a OAB-VR a pedido da própria instituição, a partir de um advogado, em data a definir, diálogo Inter-religioso, articulado pelo MEP e Conselho de Pastores, no dia 25 de setembro, além do lançamento do mais novo livro sobre Dom Waldyr Calheiros, no dia 30 de novembro, em local a definir.