ANGRA DOS REIS
Considerada uma obra excepcional do século XVII do chamado Mestre de Angra a escultura de Nossa Senhora do Rosário, está sendo restaurada. O reparo na imagem é uma reivindicação antiga da comunidade de Mambucaba e um compromisso do prefeito Fernando Jordão e da secretária-executiva de Cultura e Patrimônio, Marlene Ponciano, que está sendo cumprido.
De acordo com a coordenadora de Patrimônio Histórico e Cultural de Angra dos Reis, Luciana Praça, os procedimentos têm autorização e acompanhamento Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). “O restaurador Gilson Andrade é o responsável pelo trabalho. Ele é formado em belas artes e muito experiente. Já realizou diversas restaurações em obras sacras em Angra dos Reis, inclusive durante a abertura do Museu de Arte Sacra. Participou também do restauro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, dentre outras”, destaca.
A escultura
A imagem de Nossa Senhora do Rosário é em terracota e foi tombada pelo Iphan em dezembro de 1969. A obra pertence à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída no século XVII na Vila Histórica de Mambucaba, atribuída ao capitão Manoel de Carvalho.
Em 1978, a imagem foi furtada da igreja e devolvida somente em 1983 ao bispo da Diocese de Itaguaí. A peça então foi colocada sob a guarda do Iphan e permaneceu em exposição no Museu de Arte Sacra de Paraty até que, em 1993, foi a entregue à Prefeitura de Angra, que a manteve no Museu de Arte Sacra em exposição. “Essa escultura é muito importante, em nível nacional. Tem tombamento individual pelo Iphan, registro próprio individual e é a mais antiga do município. É a única em Angra dos Reis com essa característica”, explicou a coordenadora de Patrimônio Histórico e Cultural.