Estudantes de 60 escolas municipais e do Programa Gente Eficiente apresentaram ontem, no Parque Julieta Botelho, mais conhecido como Parque Tobogã, os projetos interdisciplinares desenvolvidos ao longo deste ano. Intitulado “Educação: Talentos no Parque”, o evento reuniu os trabalhos desenvolvidos nas unidades escolares e é uma mostra do que estudantes e professores são capazes de produzir, utilizando para isso talento, criatividade e os conteúdos aprendidos nas salas de aula.
Segundo a secretária de Educação do município, Rosa Frech, o objetivo foi informar toda a comunidade os projetos que estão sendo realizados nas escolas e que estão ajudando a transformar o ambiente das pessoas. “A escola é um espaço privilegiado de transformação da sociedade e, neste contexto, ela pode ser considerada também o local ideal para pensarmos e construirmos o mundo que queremos. Estes são os objetivos dos projetos interdisciplinares que realizamos nas escolas e que também nos ajudam a desenvolver o protagonismo de nossos alunos”, destacou.
Além dos projetos interdisciplinares, o “Talentos no Parque” também apresentou as ações realizadas por 16 instituições de ensino que participam do Programa Votorantim pela Educação (PVE) e também exibiu as ações interativas como jogos, minioficinas, contação de histórias, hip hop, fanfarra, capoeira, maculelê e da orquestra de cordas, com alunos das escolas Júlio Verne e Ciep Brizolão 489 Augusto de Carvalho.
Entre os temas abordados nos projetos estão: Sustentabilidade; Imigração; Leitura, Vida e Cidadania; Disciplina na Medida Certa; Família; Contos Infantis; Meio Ambiente; Cidadão Consciente; Preservação e Embelezamento dos Espaços Escolares Compartilhados; Ser Gentil é Legal; e Brincadeira é Coisa Séria, entre outros temas.