PORTO REAL
A criação de salas de regulação emocional em unidades escolares do município foi defendida pelo vereador Leonardo Odilon Novais (PDT), conhecido como Léo do Circo (PDT). O plenário aprovou a indicação do vereador, sugerindo ao Poder Executivo a implantação das salas.
A sala de regulação é um ambiente planejado especialmente para acolher crianças e adolescentes que apresentem necessidades especiais, dificuldades emocionais ou comportamentais. A proposta tem como finalidade oferecer um espaço tranquilo e seguro, onde os alunos possam acalmar-se, desenvolver habilidades socioemocionais, controlar impulsos e reduzir o estresse antes de retornarem às suas atividades escolares.
Segundo o vereador Léo do Circo, a iniciativa tem potencial para impactar positivamente a rotina escolar, contribuindo para o bem-estar não apenas dos alunos que necessitam desse suporte, mas também dos professores, equipe pedagógica e da comunidade escolar como um todo. “A criação desses ambientes nas escolas pode apresentar um impacto positivo significativo, tanto nos alunos quanto nos professores e na escola como um todo. As salas de regulação proporcionam um lugar seguro para os alunos se acalmarem e se autorregularem emocionalmente, promovendo a melhoria no comportamento e no processo de aprendizagem”, justificou o parlamentar.
O vereador também destacou que, além de atender as demandas comportamentais dos alunos, as salas promovem um ambiente mais humanizado, empático e inclusivo nas unidades de ensino. “A proposta está alinhada com práticas educacionais modernas que valorizam o desenvolvimento integral do estudante, respeitando seus ritmos, limites e necessidades emocionais”, complementou.