Projeto de Lei cria a Semana do Nordestino em Resende

0

RESENDE

O município terá a Semana do Nordestino. A Câmara de Vereadores aprovou recentemente o projeto de lei número 007/2019, de autoria do vereador Tiago Vieira da Silva, o Tisga (PPS), que institui em a Semana Municipal do Nordestino, a ser comemorada anualmente na primeira semana do mês de julho – nos anos anteriores, as festividades aconteceram em agosto.

Segundo o vereador Tisga, a mensagem tem como objetivo valorizar a população nordestina, que muito tem contribuído para o desenvolvimento do município, ao longo de décadas. Durante as comemorações serão desenvolvidos palestras, shows, simpósios, entre outros eventos culturais e educativos. “Este evento, sem sombra de dúvidas, é um estímulo para que as pessoas que vivem em nossa cidade conheçam um pouco mais sobre a cultura, os modos, os costumes e a culinária desta importante região brasileira, um verdadeiro símbolo do nosso povo”, salientou o parlamentar.

Aprovado por unanimidade pelo Plenário, o projeto de Lei segue para o Executivo Municipal, para sanção e publicação.

COMEMORAÇÕES

A primeira Semana do Nordestino foi realizada em 2017, e a segunda edição aconteceu no ano passado, ambas no Parque de Exposição Francisco Fortes Filho, no bairro Morada da Colina, por meio de uma parceria entre a Câmara de Vereadores, através do programa Câmara Cultural e a Prefeitura. Um dos pontos altos dos festejos tem sido a participação de barraqueiros da Feira de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, além da homenagem especial a nordestinos que moram em Resende e que, de alguma maneira, deram sua contribuição para o crescimento da cidade.