ITATIAIA
Uma equipe técnica da Ong The Nature Conservancy (TNC) Brasil visitou, no início deste mês, o Parque Nacional do Itatiaia. O motivo da visita teve como objetivo foi fortalecer a parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para o monitoramento por vídeo do parque.
A ONG The Nature Conservancy é uma organização da sociedade civil que atua na conservação do meio ambiente. A TNC foi fundada em 1955 nos Estados Unidos e atua em 76 países e territórios. No Brasil, a TNC atua desde 1988 e suas principais ações são: Proteger terras e águas. Promover cadeias produtivas livres de desmatamento. Fortalecer políticas públicas para conservação. Restaurar ecossistemas para combater as mudanças climáticas. Trabalhar em parceria com povos indígenas e comunidades tradicionais.
A TNC atua em principais biomas brasileiros, como a Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. A organização acredita que a preservação dos sistemas naturais é o caminho para garantir o equilíbrio e a sustentabilidade do planeta.
Segundo o gestor do Parque Nacional do Itatiaia, Felipe Mendonça, a equipe técnica esteve na reserva vendo in loco as câmeras de monitoramento usadas no combate a incêndios florestais. “A visita fortalece a parceria com o ICMBio para o monitoramento por vídeo do Parque Nacional do Itatiaia. As câmeras desempenham um papel crucial no monitoramento, combate e investigação dos incêndios no Parque e em seu entorno. O projeto, apoiado pela TNC, instalou cinco câmeras na parte alta do parque e uma na região de Visconde de Mauá, contribuindo para registrar em tempo real as ocorrências de incêndios”, disse Mendonça.
Ele ainda explicou que os benefícios do uso de câmeras de monitoramento na reserva. “Detecção rápida do incêndio, possibilidade de identificar o autor, detecção noturna, localização precisa da ocorrência, monitoramento do incêndio, acompanhamento das equipes em campo, monitoramento da visitação e de outras infrações”, enumerou o gestor, informando que as estratégias de monitoramento e combate ao fogo no Itatiaia é referência no Brasil em áreas protegidas.
Vale destacar que em junho deste ano, foi registrado um incêndio na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia que queimou uma área de 300 hectares do bioma.
A diretora da TNC na América Latina, Francisca Tondreau, falou sobre a importância do trabalho que está sendo feito junto com o ICMBio. “Estamos visitando a primeira câmera que foi estabelecida para monitorar casos de incêndios. Esse trabalho é muito importante tem implicações não só para essa região, mas para ações em outras áreas do Brasil. Estamos falando de incêndio como na Patagônia e este trabalho desenvolvido aqui pode ajudar a diminuir os riscos de incêndio e outras atividades ilegais no parque”, destacou a diretora.