VOLTA REDONDA
A professora Juliana Mara Silva Moura, de Volta Redonda, foi selecionada para integrar a Escola de Professores do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), em Genebra, na Suíça, um dos centros científicos mais importantes do mundo. Juliana é a única representante do Estado do Rio de Janeiro entre os 20 educadores brasileiros aprovados para o programa internacional, que ocorre entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro.
Com uma trajetória sólida na educação pública, Juliana leciona Física e Matemática desde 2007, é professora da Escola Estadual Santos Dumont e voluntária licenciada do Pré-Vestibular Cidadão do Movimento Ética na Política (MEP). Atualmente, é mestranda em Física pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campus Aterrado.
O programa, realizado em Língua Portuguesa, é promovido com o apoio da Renafae, Sprace e Lip (Portugal). A oportunidade permitirá que Juliana aprofunde seus conhecimentos no Grande Colisor de Hádrons (LHC), maior acelerador de partículas do planeta e responsável por grandes descobertas da física moderna. “É um orgulho fazer parte desta seleção para o CERN, com apoio do SPRACE e do Instituto Principia. Terei a chance de compartilhar conhecimentos com pesquisadores de renome e levar essas experiências para a rede pública, contribuindo com alunos e professores”, afirmou a docente, emocionada.
No entanto, a realização do sonho enfrenta um obstáculo: os custos com passagens, hospedagem e alimentação ficam por conta dos participantes. Para viabilizar a viagem, Juliana lançou uma campanha solidária, divulgando seu Pix (24) 99989-1722 para doações.
“Acredito na solidariedade das pessoas, creio que vou conseguir”, disse, esperançosa. Ela conta com o apoio de colegas como o professor Paulo Ricardo, mestre em Física e coordenador da área de exatas do Pré-Vestibular Cidadão. “Juliana é uma profissional diferenciada, dedicada e apaixonada pelo ensino. Seus alunos a amam. Ela merece essa conquista”, elogiou.
O reconhecimento internacional destaca não apenas a trajetória da professora, mas também o valor da educação pública de qualidade e o compromisso com a formação de jovens cidadãos preparados e conscientes.