ANGRA DOS REIS
Na última semana, nos dias 14 e 15 de fevereiro, uma equipe de executivas da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio da Humanidade (OCBPM) visitou Angra dos Reis. A visita começou na sexta-feira (14) pelo Convento São Bernardino de Sena, no Centro, e no sábado (15), as executivas conheceram a Ilha Grande, Patrimônio Mundial da Unesco, e visitaram a Casa de Cultura Constantino Cokotós, no Abraão. Elas foram recebidas pelo secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, e o secretário Executivo Maykon Renan.
A executiva da OCBPM, Daniela Bitencourt, elogiou o cuidado da Prefeitura com o patrimônio e os projetos para ocupação dos espaços e realização de atividades culturais.
“A forma como a Prefeitura vem cuidando desse patrimônio, pensando em restaurá-lo para devolver a população como ponto turístico e cultural nos une neste processo participativo para que este espaço maravilhoso volte a ser utilizado”, destacou a executiva.
A executiva Lígia Walper destacou o potencial do Convento São Bernardino.
“Este espaço é fantástico, tem um potencial enorme para se transformar num grande centro cultural com espaço para cinema, anfiteatro e teatro. É maravilhoso”, disse Lígia.
O secretário Executivo Maikon Renan acompanhou a visita e reiterou as propostas do Prefeito Ferreti para o local.
“Já estamos trabalhando bastante para o retorno dessas atividades no Convento, com apresentações culturais, orquestras, espetáculos teatrais, dança. É uma prioridade do Governo a volta dessas atividades no Convento”, disse Maikon Renan.
O secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, lembrou que a visita da OCBPM foi resultado da agenda do prefeito Cláudio Ferreti em Brasília, e ressaltou o compromisso da atual gestão com a preservação do Patrimônio Histórico.
“O prefeito Cláudio Ferreti é um apaixonado pelo nosso patrimônio e me deu a missão de coordenar todo esse processo junto com a equipe da Secretaria de Cultura e Patrimônio. A Ilha Grande é Patrimônio Mundial da Unesco, é nosso dever buscar parcerias como a OCBPM para restaurar e preservar nossos bens”, concluiu o Secretário.