Tudo pronto para a III Bienal do Livro de Volta Redonda

0

Já está tudo pronto para a III Bienal do Livro do município. O evento vai acontecer entre quinta-feira, 3, e domingo, 6, no Condomínio Cultural do Instituto Dagaz, em parceria com a Associação de Moradores dos Bairros Volta Grande I e III. Neste ano também , o encontro comemora também os oitos anos do Instituto Dagaz, que beneficia cerca de oito mil pessoas em toda a Região Sul Fluminense
A abertura do encontro está previsto para as 14 horas, com um debate sobre Design Sustentável. A programação gratuita vai contar com expositores de diversas áreas educacionais e artísticas da região e do país, sala de escritores com lançamentos literários, shows e apresentações culturais.
Além disso, os projetos desenvolvidos pela ONG estarão presentes todos os dias, como a Contação de História e o Cinestesia, que estará exibindo filmes num telão inflável gigante.
O tema da Bienal2017 será ‘Sustentabilidade’ com palestras diversas sobre educação, cultura e meio ambiente. Entre os palestrantes e escritores já confirmados para o evento estão a pesquisadora e crítica literária Heloísa Buarque de Hollanda, o diretor da Associação Brasileira de Designer Piero Luchesi, o biólogo Paulo Bougleux, a jornalista e socióloga Giovana Damaceno, além da presença do Instituto Canto Vivo e das de cooperativas de reciclagem de Volta Redonda e da Associação de Mulheres de Barra Mansa.
O Instituto Dagaz, que é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, beneficia, gratuitamente, cerca de oito mil pessoas, mensalmente, por meio de projetos desenvolvidos em toda a Região Sul Fluminense, como dança, violão, balé, circo e cinema nas cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Resende, Pinheiral, Piraí, Porto Real e Quatis, rugby, futsal e capoeira. O Condomínio Cultura fica na Rua Sargento Paulo Moreira, 248, no bairro Volta Grande III, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 17 horas. Interessados no evento ou em outras informações sobre o Dagaz poderão ligar para (24) 3336-3636 ou (24) 3071-2798.
BIENAL 2017
Vale lembrar que, em 2009, aconteceu a fundação e instituição da Associação Cultural para Desenvolvimento de Tecnologias Humanas, o Instituto Dagaz. Já em 2010, foi o começo da parceria com a Associação de Moradores dos Bairros Volta Grande I e III. E em 2011, começaram as aulas de balé e violão, além da parceria com a Transportadora Excelsior. Neste ano também, a ONG foi contemplada com o Pontinho de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.
No ano de 2012 a entidade venceu os editais da Fundação Biblioteca Nacional, com o projeto Bienal de Bolso, e o de Microprojetos da Secretaria de Estado de Cultura RJ, com o projeto Boca em Cena. A parceria com o Instituto Coca-Cola, por meio do Coletivo Coca-Cola, começou em 2013, ano da primeira edição da Bienal do Livro de Volta Redonda.
Mas foi em 2014 que o Instituto Dagaz ampliou os horizontes com o projeto Cinestesia em oito cidades da região e quando também foi implantado os pólos de Rugby em Japeri e Seropédica, em parceria com a Votorantim Cimentos. O ano também foi o marco inicial do apoio recebido pela CCR NovaDutra. E somando às conquistas, a ONG ganhou os editais Ponto de Leitura e Pontinho de Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura RJ e venceu a Mostra do Filme Livre.
Em 2015, com a segunda edição da Bienal do Livro já na programação, também foi um ano marcante para o instituto, que foi vencedor da 9ª Mostra de Direitos Humanos do Hemisfério Sul, novamente da Mostra do Filme Livre e do Prêmio de Cultura Afro Fluminense. Além disso, foi implantado o projeto Condomínio Cultural em Porto Real.
Em 2016, entre tantos resultados positivos, destacaram o Edital Ponto de Memória do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Edital Microprojetos, da Favela Criativa da Secretaria do Estado de Cultura RJ. Foi ainda, a primeira vez que o instituto foi contemplado com o Diploma Heloneida Studart de Cultura.

Comentários estão fechados.