Empresas devem promover palestras anuais sobre etarismo

A Lei autoriza empresas com mais de cem funcionários a realizarem eventos anuais de conscientização

Por Carol Macedo
luiz claudio

SUL FLUMINENSE

Empresas de grande porte, com mais de cem funcionários, podem realizar, anualmeente, palestras de conscientização sobre etarismo, que é o preconceito e discriminação em relação à idade. A nova medida, estabelecida pela Lei 10.546/24, é de autoria do deputado Luiz Cláudio Ribeiro, do republicanos, e foi sancionada pelo governador Cláudio Castro. A publicação oficial foi feita nesta sexta-feira, 25, no Diário Oficial do Executivo, e já está em vigor.

A Lei visa combater o etarismo, prática discriminatória que envolve preconceito e intolerância com pessoas devido à sua idade, muitas vezes no ambiente profissional. De acordo com o deputado Luiz Cláudio, a norma procura reduzir um problema que afeta trabalhadores em todas as idades.

“De maneira geral, ele é mais comum com as pessoas mais velhas, que são consideradas, conforme envelhecem, menos capazes de exercer determinadas atividades. Mas o etarismo também pode ocorrer com os mais jovens, que podem ser considerados inexperientes demais. Na sociedade, esse tipo de intolerância pode acontecer em qualquer ambiente, mas infelizmente ele é bastante comum no ambiente de trabalho”, detalhou Luiz Cláudio.

Para a execução da lei, as empresas podem buscar parcerias com universidades públicas e organizações da sociedade civil, que irão auxiliar na promoção das palestras, oferecendo abordagens qualificadas e orientadas para o combate ao etarismo. Com a sanção, o governo espera que as empresas atuem como agentes de conscientização e transformação, incentivando um ambiente de trabalho que respeite e valorize todas as faixas etárias. A fiscalização ficará sob a responsabilidade dos órgãos competentes, que poderão aplicar sanções em casos de descumprimento da norma.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos