ITATIAIA
“Meu foco é ser prefeito de Itatiaia para que os munícipes sejam realmente valorizados”. Essa afirmação é do pré-candidato a prefeito Eduardo Sancler (PL). Afirmou que pretende trabalhar em duas frentes para o município crescer: turismo e indústria, com ações voltadas para as demais áreas, como saúde, educação, infraestrutura e outras.
Sancler já foi vereador de 2008 a 2012; foi candidato a prefeito em 2012, quando ficou em terceiro lugar; em 2016 repetiu a tentativa ficando na segunda colocação; em 2018 veio para disputa de deputado estadual, mas por problemas de saúde de seu pai teve que abandonar a campanha. Contrário à reeleição, o pré-candidato vem para a disputa com o foco no povo. “Tratar as pessoas com carinho, respeito. A população pode e merece mais. Muitos já entram pensando na reeleição e fazem tudo no último ano de governo. Não penso assim, a cidade tem que ser valorizada desde o início do governo”, disse.
Sobre o que pretende fazer, diz que a cidade conta com um bom orçamento e o problema é falta de gestão. Sancler destacou que com cerca de R$ 300 milhões por ano, para uma cidade com uma média de 35 mil habitantes, é suficiente para fazer um bom trabalho. Afirmou que vê muita reclamação na área da saúde, de falta de medicamentos e falta de condições dos profissionais. “Está sendo mal gerido. É politicagem. O que vemos hoje na maioria dos municípios é canteiro de obra para tudo quanto é lado, no último ano, diversas contratações de pessoas. A população está amadurecendo, a última eleição foi uma mudança, independente da qualidade dos eleitos as pessoas demonstraram que estão avaliando melhor. Em Itatiaia, do passado todos os candidatos estão hoje juntos. Eu mantenho minha posição. Eles são de um grupo só que está na cidade há 20 anos. Isso atrapalha o desenvolvimento”, criticou.
PROPOSTAS PARA SETORES
O pré-candidato disse que ele tem postura de oposição ao atual governo, mas nunca foi oposição a cidade. Na saúde pretende, se eleito, levar para Itatiaia atendimentos especializados. Além de deixar que o cidadão avalie os serviços e realmente resolver os problemas apontados. Na educação, pensa em levar para dentro das escolas um grande debate sobre vocações, dando a eles as oportunidades de áreas que podem ingressar no Ensino Superior ou até mesmo em qualificação técnica. Citou ainda a necessidade de existirem em Itatiaia escolas em tempo integral.
O pré-candidato citou uma ação de sua autoria como vereador onde pedia a criação do Prouni municipal, onde os dez primeiros alunos de cada escola teriam uma bolsa de estudo. Ele pretende, se eleito, estudar a possibilidade de retornar com a ideia, que não foi implementada na época. Outra tentativa que pretende retomar a luta é que Itatiaia tenha um polo da Faetec para capacitação na indústria, trazendo ainda curso de turismo. “O município é para o povo, mas para isso temos que dar condições para as pessoas alcançarem seus sonhos”, argumentou Sancler.
A respeito do saneamento básico, um problema de Itatiaia, Eduardo Sancler diz que é possível resolver. “Quando se fala de arrecadação de R$ 300 milhões por ano e ainda ter na cidade esgoto a céu aberto é uma covardia. Além disso é preciso resolver a falta de água, aumentando a captação dos reservatórios e, frisando, sem cobrança de água”, disse.
A valorização do funcionário público é outro ponto em que o pré-candidato pretende trabalhar. Citou a necessidade de um plano de cargos e salários e destacou ser possível enxugando a máquina, tirando cargos comissionados excessivos. Em Itatiaia, segundo ele, são cerca de 700.
O trabalho em conjunto com as indústrias é outro planejamento.
521