RESENDE
Duas empresas participaram do processo licitatório que vai escolher a nova empresa do transporte público do município. O certame, foi iniciado na quinta-feira, dia 2, na Superintendência de Licitações e Contratos, no Centro Administrativo da prefeitura, após 23 anos de operação da empresa São Miguel. Nos últimos anos, as queixas dos usuários do transporte público são constantes. A empresa opera o sistema por conta de uma liminar judicial. Ainda neste mês a vencedora será definida. Os nomes das empresas não foram divulgados oficialmente, mas segundo informações obtidas pelo jornal uma seria a própria Viação São Miguel de Uberlândia e a outra a Viação Itapetinga.
De acordo com a prefeitura, na tarde da quinta-feira, ocorreu a primeira etapa da licitação, quando duas empresas realizaram a entrega da documentação pedida no edital. Os documentos foram conferidos e rubricado por todos os participantes e fiscais.
Após este período, a equipe técnica da Superintendência de Licitações e Contratos tem até a próxima sexta-feira, dia 11 para análise da documentação. “Demos um passo importante no sentido de resolver o problema do transporte público de Resende com o início da licitação. As duas empresas que fizeram participar da licitação entregaram seus envelopes e até a sexta-feira que vem vai acontecer a análise da documentação para saber qual a empresa vai seguir para a próxima fase que é a abertura do envelope dois, com a proposta técnico financeira. Esta etapa é importante para saber se a empresa tem condições, por meio de balancetes financeiros, de fazer investimento e operar o serviço que a prefeitura está contratando que é o transporte púbico de Resende ”, explicou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
O chefe do Executivo ainda informou que o próximo passo será informar quais as empresas estão habilitadas a seguirem o processo licitatório e convocarem para a abertura dos envelopes com as propostas técnica para análise financeira. “Com a abertura destes envelopes, assim vamos verificar qual questões técnicas e a melhor proposta de tarifa de passagem oferecida. Este segundo envelope é que vai definir a licitação. O critério mais importante do edital é a técnica e o preço. Existe um preço para técnica que é o número de veículos zero quilômetros e ano de uso e qual a empresa oferece o menor valor para operar o valor para operar o transporte público de Resende”, esclareceu.
A concessionária vencedora terá um prazo de até 60 dias, depois do recebimento da ordem de serviço par iniciar a execução do contrato.
AUMENTO DE PASSAGEM
A partir do próximo dia 7, a passagem será reajustada em 5,78%, referente ao Índice nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). De acordo com a prefeitura o reajuste acata a ordem judicial do processo impetrado pela Viação São Miguel na Justiça pedindo reajuste de passagem desde. Com a medida, a passagem passará de R$ 4 para R$ 4,25.