>
renascer ead digital

Diversas ações celebram o Dia de Conscientização sobre a Discriminação Racial

Apresentação de capoeira e orientações à população aconteceram no Corredor Cultural por meio do Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial (Centro PIR)

Por Roze Martins
whatsapp image 2025 03 26 at 15.40.41
728x90 refis

BARRA MANSA

Para lembrar O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, que  foi comemorado na última sexta-feira, dia 21, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa, por meio do Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial (Centro PIR), realizou um dia de conscientização e diálogo sobre a importância de combater a discriminação racial. A ação aconteceu no Corredor Cultural, localizado entre o Parque Centenário (mais conhecido como Jardim das Preguiças) e o Palácio Barão de Guapy, no Centro.

A secretária de Assistência Social, Joseane Ricarte, participou do evento e destacou que a administração municipal tem como uma de suas marcas o respeito e a valorização de todas as pessoas.

“Promovemos aqui um momento de informação sobre o nosso Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial, que fica dentro da Assistência Social. Contamos com uma equipe técnica multiprofissional para estar auxiliando os cidadãos, no recebimento de denúncias e acolhimento, incluindo assessoria jurídica e psicológica para as vítimas de injúria racial e discriminação. O Centro não está ali só para as pessoas negras, mas para toda população que presencia e observa casos de violação de direitos”, informou.


Joseane ainda enalteceu os servidores que fazem a diferença com a atuação no Centro de Referência de Promoção de Igualdade Racial. “Em Barra Mansa temos um lugar que as pessoas podem procurar. É um equipamento que serve como mecanismo na proteção e garantia de direitos”, frisou.

Moradora do bairro Vista Alegre, Thaís de Souza parabenizou a iniciativa do governo municipal no Centro e exaltou o prefeito Furlani por estar realizando muitas ações de atenção ao munícipe. “Ainda não tinha visto uma ação de conscientização tão perto das pessoas, passando orientações e enfatizando sobre o combate à discriminação racial. A Prefeitura e o prefeito Furlani estão de parabéns por isso e outras ações que mostram um cuidado com as pessoas”, relatou.

O grupo Abadá Capoeira fez uma exibição no local e demonstrou a importância do respeito e da igualdade. O mestre do grupo, Luiz Carlos Rocha, o Pretinho, falou do poder da transformação que a capoeira proporcionou em sua vida e enalteceu a Prefeitura por proporcionar a iniciativa. “A capoeira de Barra Mansa tem dezesseis campeões mundiais que levam o nome do município para outros países. Eu sempre passo aos meus alunos, meninos e meninas, a importância de crescer respeitando o outro e ter humildade”, enfatizou.

Também estiveram presentes a coordenadora do Centro PIR, Luena Lage; o subsecretário de Assistência Social, William Pereira; a subsecretária Fernanda Mamede; a diretora de Direitos Humanos, Tamires Ferreira; o membro do Conselho de Igualdade Racial, Francisco Américo Nogueira de Oliveira; e o gerente de Políticas de Igualdade Racial da Fundação Cultura, Tom Teixeira.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos