BARRA MANSA
Para lembrar O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, que foi comemorado na última sexta-feira, dia 21, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa, por meio do Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial (Centro PIR), realizou um dia de conscientização e diálogo sobre a importância de combater a discriminação racial. A ação aconteceu no Corredor Cultural, localizado entre o Parque Centenário (mais conhecido como Jardim das Preguiças) e o Palácio Barão de Guapy, no Centro.
A secretária de Assistência Social, Joseane Ricarte, participou do evento e destacou que a administração municipal tem como uma de suas marcas o respeito e a valorização de todas as pessoas.
“Promovemos aqui um momento de informação sobre o nosso Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial, que fica dentro da Assistência Social. Contamos com uma equipe técnica multiprofissional para estar auxiliando os cidadãos, no recebimento de denúncias e acolhimento, incluindo assessoria jurídica e psicológica para as vítimas de injúria racial e discriminação. O Centro não está ali só para as pessoas negras, mas para toda população que presencia e observa casos de violação de direitos”, informou.
Joseane ainda enalteceu os servidores que fazem a diferença com a atuação no Centro de Referência de Promoção de Igualdade Racial. “Em Barra Mansa temos um lugar que as pessoas podem procurar. É um equipamento que serve como mecanismo na proteção e garantia de direitos”, frisou.
Moradora do bairro Vista Alegre, Thaís de Souza parabenizou a iniciativa do governo municipal no Centro e exaltou o prefeito Furlani por estar realizando muitas ações de atenção ao munícipe. “Ainda não tinha visto uma ação de conscientização tão perto das pessoas, passando orientações e enfatizando sobre o combate à discriminação racial. A Prefeitura e o prefeito Furlani estão de parabéns por isso e outras ações que mostram um cuidado com as pessoas”, relatou.
O grupo Abadá Capoeira fez uma exibição no local e demonstrou a importância do respeito e da igualdade. O mestre do grupo, Luiz Carlos Rocha, o Pretinho, falou do poder da transformação que a capoeira proporcionou em sua vida e enalteceu a Prefeitura por proporcionar a iniciativa. “A capoeira de Barra Mansa tem dezesseis campeões mundiais que levam o nome do município para outros países. Eu sempre passo aos meus alunos, meninos e meninas, a importância de crescer respeitando o outro e ter humildade”, enfatizou.
Também estiveram presentes a coordenadora do Centro PIR, Luena Lage; o subsecretário de Assistência Social, William Pereira; a subsecretária Fernanda Mamede; a diretora de Direitos Humanos, Tamires Ferreira; o membro do Conselho de Igualdade Racial, Francisco Américo Nogueira de Oliveira; e o gerente de Políticas de Igualdade Racial da Fundação Cultura, Tom Teixeira.