ANGRA DOS REIS
Abrindo os festejos juninos no município, a Associação dos Quadrilheiros de Angra dos Reis, com o apoio da Turisangra e da prefeitura realizou o Torneio de Ensaio. O evento reúne algumas das quadrilhas angrenses no Cais de Santa Luzia, no Centro. A festa foi animada e enfeitada com muitas bandeirinhas de São João. A Dito Peres, quadrilha do Morro do Peres, foi a última a se apresentar e a grande vencedora.
Zequinha Miguel e Mauro Nask foram os jurados. Por ser um torneio de ensaio, os figurinos não contam pontos, mas sim a desenvoltura, a evolução dos quadrilheiros. Os quesitos foram: ‘conjunto’, ‘coreografia’, ‘dança no pé’, ‘animação’, ‘casal de noivos’ e ‘casal destaque’.
Dinâmica
Cada quadrilha teve entre 15 a 25 minutos para evoluir em frente ao palco onde estava o júri. Emoções Juninas, do Areal, e Escorrega Show vieram em seguida. Encerrando a noite veio a Dito Peres. Com o tema ‘A justiça é cega’, os quadrilheiros do Morro do Peres lembraram personalidades ligadas a movimentos e causas sociais que foram assassinadas, como Chico Mendes e Marielle Franco. A quadrilha foi a campeã do torneio. Em segundo ficou a Zé Buscapé e, em terceiro, a Dona Junina. As três primeiras dividiram a premiação de R$ 500.
A Dito Peres também ganhou o prêmio de melhor marcador. A Zé Buscapé levou o de melhor casal de noivos, e a Emoções Juninas ficou com o de melhor casal caipira. Quem levou um quilo de alimento não perecível pôde participar do sorteio valendo ingresso para a festa Angra Fantasy, no dia 7 de setembro, no Iate Clube Aquidabã.