BARRA MANSA
O deputado estadual Jari Oliveira (PSB) protocolou na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) uma indicação solicitando à Secretaria de Estado de Governo a implantação do programa Segurança Presente no município de Barra Mansa.
Segundo o deputado, o pedido foi motivado pelo aumento dos índices de violência, especialmente dos casos de homicídio registrados no município. “Infelizmente, temos acompanhado uma escalada da violência em Barra Mansa, especialmente com o aumento do número de homicídios. Acredito que o programa Segurança Presente será essencial para garantir mais proteção à população e fortalecer a sensação de segurança no município”, afirmou Jari Oliveira.
O parlamentar destacou ainda que a presença ostensiva de agentes nas ruas pode contribuir para a prevenção de crimes e para a aproximação entre a comunidade e as forças de segurança pública.
Além da solicitação do programa Segurança Presente, Jari Oliveira também encaminhou ofício ao secretário de Estado de Polícia Militar pedindo a implantação de um batalhão da Polícia Militar em Barra Mansa. No documento, o deputado aponta fatores como a extensão territorial do município, sua localização estratégica na região Sul Fluminense, o número de habitantes e a relevância econômica da cidade como justificativas para a demanda.
Como parte das iniciativas na área, o parlamentar destinou cerca de R$ 200 mil em emenda impositiva para a reforma do antigo Criaad, no bairro Bom Pastor, que deverá ser transformado em uma Companhia Independente da Polícia Militar. Segundo Jari, a medida é considerada um passo inicial para a criação de um batalhão exclusivo no município.
Outros aproximadamente R$ 200 mil foram destinados pelo deputado para a aquisição de novos veículos para a Polícia Militar atuar em Barra Mansa. Para o Orçamento Estadual de 2026, Jari informou que apresentou novas emendas impositivas voltadas à cidade, além de manter a reivindicação pelo aumento do efetivo policial no município e em outras cidades da região.