Deputada Célia Jordão celebra retomada da indústria naval

Por Carol Macedo

 ANGRA DOS REIS

Presidente da Comissão Especial de Indústria Naval, de OffShore e do Setor de Petróleo e Gás da Alerj, a deputada estadual Célia Jordão (Patriota) esteve no início dessa semana, 20, em reunião com o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para discutir os recentes investimentos do Governo Federal na retomada do setor no Estado do Rio de Janeiro. O encontro contou também com a participação do prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão. “Saímos muito entusiasmados da reunião com o ministro Bento Albuquerque, aqui no Rio de Janeiro. O ministro nos apresentou uma série de projetos do governo federal para os setores naval, de petróleo e gás e de energia nuclear. São mais de R$ 680 bilhões em recursos somados que estão gerando inúmeras oportunidades de trabalho para a população”, ressaltou a deputada.

Presidente do Conselho Nacional de Política Energética, Bento Albuquerque falou sobre as prioridades de sua gestão à frente do Ministério, entre elas, a retomada da construção da Usina Angra 3, iniciada em 2021 e que deve entrar em operação no início de 2026. Sobre os investimentos para retomada da indústria naval, o ministro lembrou o leilão dos campos de Sépia e Atapu, realizado na última sexta-feira, 17. “Serão construídos mais de 20 FPSO nessas áreas, sendo que 12 já estão em construção e 10 entrarão em construção graças a esse último leilão. Isso representa a retomada da geração empregos na indústria de petróleo e gás. Mais do que isso, é a retomada da indústria naval brasileira e a geração de mais de 600 mil empregos no Brasil só nesses últimos três anos nesses dois setores”, reafirmou o ministro.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) arrecadou R$ 11,14 bilhões com o leilão de reservas de petróleo nos campos Sépia e Atapu, no pré-sal na Bacia de Santos. Cinco empresas, incluindo a Petrobras e quatro estrangeiras, foram as vencedoras. ¨A construção naval é de fundamental importância para o Brasil. E já estamos sentindo a retomada do setor com a Brasfels, por isso deixo aqui o meu convite para que o senhor faça uma visita ao estaleiro e a Angra dos Reis e veja de perto o resultado desses investimentos¨, afirmou o prefeito Fernando Jordão.

No final de novembro, a Petrobras anunciou o início da fabricação no Brasil dos módulos de produção da plataforma P-78, no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis. Essa etapa da obra prevê a fabricação de dez módulos dos 21 previstos para a P-78. A previsão é que sejam concluídos em cerca de 20 meses.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos