SUL FLUMINENSE/BRASÍLIA
O deputado federal Deley de Oliveira (PTB) é um dos integrantes da comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha a intervenção federal na segurança pública no estado do Rio de Janeiro. Ele disse que a comissão tem sido pouco ouvida pelos interventores e falou que se incomoda com a falta de diálogo.
Recentemente foi realizada uma audiência pública da comissão externa para debater o orçamento destinado às ações de intervenção e o interventor, general Braga Netto, e do novo secretário de Segurança Pública do Rio, general Richard Fernandez Nunes não estiveram presentes. Deley disse que houve um convite, mas como a comissão externa não tem poder de convocação, a estratégia agora deve ser fazer a intimação por meio da Comissão de Segurança Pública da Câmara.
Deley declarou que também aguarda a aprovação da Medida Provisória 825/18, que destina R$ 1,2 bilhão para custear as ações da intervenção federal no estado do Rio de Janeiro, na área de segurança pública. Segundo o parlamentar, é um aporte financeiro necessário. “Por outro lado, com esses recursos disponibilizados, e aí são palavras do próprio interventor, não será possível cobrir todo o planejamento que se imagina. Estamos ainda no momento de observar, até para que a gente possa criar uma opinião mais fundamentada sobre a intervenção”, concluiu.