RESENDE
A prefeitura confirmou que a fase administrativa do processo licitatório para determinar a nova empresa de transporte público foi finalizada na quarta-feira, dia 1º. De acordo com a Comissão Permanente de Licitação a empresa vencedora da licitação foi a Viação Itapetinga Ltda. e o valor da passagem previsto para ser cobrado do passageiro ficou estabelecido em R$ 4,40.
Dentre os pontos de diferenças do contrato atual para o próximo consta um controle maior por parte da Prefeitura quanto aos serviços prestados, podendo a administração municipal interferir em critérios como itinerário, frequência, número de linhas e frota, por exemplo.
Além disso, outras melhorias estão previstas, como a necessidade de sistemas de monitoramento e vigilância, bem como o uso de wi-fi pelos passageiros. Haverá ainda uma fiscalização na qualidade dos serviços, que permitirá à Prefeitura a intervenção e ação direta nas atividades da empresa. “O contrato foi preparado com critérios que ofereçam à população um melhor serviço de transporte público, com segurança, qualidade e dignidade. Todos os processos foram cumpridos e estamos cada vez mais próximos de disponibilizar um serviço de qualidade aos moradores. O contrato com a nova empresa será muito mais rígido para que a empresa opere de forma segura, pontual e regular”, explicou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Para que a população também esteja atuante nas cobranças à empresa, o novo contrato prevê ainda um canal de comunicação gratuito para receber sugestões e reclamações dos usuários, que são os mais impactados com os serviços.
A previsão de início das atividades da empresa vencedora é de até 60 dias da assinatura do contrato e a previsão para a assinatura é já na próxima semana. “A Prefeitura de Resende reafirma seu compromisso de oferecer serviços de qualidade para a população”, complementa o chefe do Executivo.
LICITAÇÃO
Apenas a Viação Itapetinga Ltda. participou da licitação, uma vez que a Transporte Urbano São Miguel de Uberlândia, foi inabilitada da primeira fase do processo. Lembrando que a São Miguel já é a empresa que opera o transporte na cidade. Atualmente, segue a frente por conta de uma decisão liminar.
O certame foi iniciado no último dia 2, na Superintendência de Licitações e Contratos, no Centro Administrativo da prefeitura, após 23 anos de operação da empresa São Miguel. Nos últimos anos, as queixas dos usuários do transporte público são constantes.