Semana do Cliente fomenta as vendas no comércio

0

SUL FLUMINENSE

O mês de setembro é marcado pelo Dia do Cliente, celebrado hoje, dia 15, uma data que mobiliza promoções em toda a rede comercial. No Sul Fluminense, há lojistas que celebram a data com programando descontos e ofertas até o fim de semana. Em virtude da pandemia do coronavírus, o e-commerce segue como o setor que mais explora este calendário, seguido das lojas físicas.

A comerciante Adriana Moreira, 49, afirma que incentiva as vendas em sua loja de roupas tentando manter descontos atrativos. Ela ressalta que há poucos dias o setor esteve envolvido em outra campanha, a Semana Brasil, realizada entre os dias 3 e 13. “Estamos tentando recuperar parte do que perdemos neste início de 2020, um ano atípico. O Dia do Cliente é especial porque celebra quem de fato faz a diferença na rotina de qualquer comerciante. Saindo da Semana Brasil que tivemos lucro em torno de 7% pretendo manter até sábado algumas peças com descontos de até 45% de desconto”, afirma.

Para ampliar as vendas a empresária conta com site e redes sociais ativos. “Disparamos material de marketing para alguns clientes fidelizados e no site e redes sociais destacamos a Semana do Cliente. O maior desejo no momento é emplacar boas vendas e quem sabe, esperar um fim de ano ainda melhor”, comenta.

Explorando o setor eletrônico, Bruno Dias, 29, espera que a Semana do Cliente com desconto em serviços de reparo em celular e no preço dos aparelhos, amplie as vendas. “Todos os clientes têm desconto de 5% pagando à vista e colocamos serviços como reparo de tela, aplicação de película, entre outros, com desconto de 10% até o fim desta semana. Entre os aparelhos, há modelos de lançamento e remanufaturados. Pagando à vista o valor cai até 10% dependendo do aparelho. O cliente pode, ainda, parcelar sem juros no cartão de crédito. A pandemia derrubou as vendas e a saída é explorar datas como esta. O ano não está sendo fácil”, frisa o comerciante.

LOJAS VIRTUAIS

O grande destaque da Semana do Cliente são as grandes redes varejistas. Pela internet são inúmeras ofertas. Os itens mais explorados são dos segmentos de eletrônicos e tecnologia, roupas e calçados, seguido de perfumaria e cosmético. Na região, algumas destas redes permitem que o cliente compre o produto pela internet, no valor e condição do site, retirando a mercadoria posteriormente na loja física. Uma alternativa contra a entrega por frete rodoviário, uma vez que os Correios seguem em greve. “Geralmente o site tem preço mais em conta. Pesquisei uma panela elétrica de arroz e uma batedeira. Fiz a opção de retirar na loja. Como cliente gosto destas promoções fora de época como a Semana Brasil, Semana do Cliente, Black Friday. Ajuda quem junta dinheiro e movimenta o comércio”, frisa a consumidora Cláudia Viana, 33.

Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) o Dia do Cliente gera diversas ofertas na rede varejista, com destaque para a internet. Para evitar fraudes em sites falsos o consumidor deve pesquisar a idoneidade da loja on-line, verificar o CNPJ, endereço físico, telefone, canais de contato e até mesmo a reputação da loja junto a órgãos de proteção do consumidor. Outras orientações são observar possíveis erros de ortografia no endereço de sites e nos possíveis e-mails de propaganda recebido da loja. Ao gerar boleto, confira se os campos conferem com o banco e instituição real. No caso de utilizar cartão, a qualquer momento o consumidor pode acionar a operadora em suspeita de alguma irregularidade na transação. Já no caso de defeito ou desistência, a legislação permite que o cliente desista de uma compra on-line no prazo de até sete dias após formalizar a transação.

error: Conteúdo protegido !