RESENDE
A Defesa Civil de Resende mantém alerta sobre as condições climáticas no município. Na noite de quarta-feira, dia 15, uma chuva seguida de fortes ventos que atingiram 72,5 km/h, causaram rompimento de cabos de energia elétrica, quedas de árvores e destelhamento. Não há registro de pessoas feridas e desalojadas.
As equipes registraram queda de árvore apoiada sobre a rede de alta tensão, com rompimento de cabos na Rua Dr. Otávio Botelho, no bairro Jardim Brasília II. Os agentes da Defesa Civil, com o apoio da equipe da Agencia de Meio Ambiente de Resende (Amar) realizou a avaliação, isolando o local e acionou a Enel para as intervenções. Os bairros Jardim Brasília, no trecho da Avenida Coronel Rocha Santo; Jardim Brasília II, na Rua Dr. Otávio Botelho e Jardim das Rosas ficaram sem energia elétrica.
Também ocorreu o destelhamento parcial da quadra de jogo de malha, localizada na Rua Santa Bernadete, no bairro Castelo Branco. Foi realizada avaliação do local e da estrutura do telhado, e a Defesa Civil constatou não haver riscos para a população.
Foram registradas queda de árvore na Rua Marte, no bairro Jardim do Sol, interditando totalmente a passagem de veículos e obstruindo a saída da garagem de uma residência. A Defesa Civil realizou intervenções para a liberação imediata do tráfego de veículos e a calçada de pedestre. Já na
Avenida das Amendoeiras, no bairro Cidade Alegria, também teve uma queda de árvore, interditando parcialmente o tráfego de veículos. A equipe da Defesa Civil realizou o corte dos galhos, liberando avenida para o tráfego de veículos.
Segundo a Defesa Civil, a previsão do boletim climático era de 15mm de chuva e a velocidade de vento era de 12km/h. No entanto, a classificação da Escala de Beaufort, os ventos que atingiram Resende, caracterizam o grau 8, considerado ventania. Os equipamentos de aferição constataram uma chuva 25mm em 35 minutos. “A Defesa Civil segue atenta aos boletins e também alerta para quando as condições climáticas extrapolam as expectativas. É importante que a população tenha ciência do trígito 199 e nos acione, pois além de prestar o atendimento, monitoramos e temos noção dos impactos que estão sendo causados. Nossa diretriz de trabalho é a prevenção e realizamos, periodicamente, atualizações de conhecimentos e treinamentos para adotar os protocolos certos na hora certa”, explicou o diretor da Defesa Civil de Resende, Flávio Germano da Silva.