Barra Mansa conta com dois núcleos do projeto ‘Virando o Jogo’, do governo federal, realizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O vereador Daniel Volpe Maciel (PPS) disse que foi buscar a conquista para a cidade no Ministério do Esporte, diretamente com o ministro Leandro Cruz. Os dois núcleos já estão em funcionamento nos bairros Vila Nova e no Bom Pastor, onde estão sendo realizadas diversas atividades esportivas para crianças a partir de seis anos de idade, jovens, adultos e para a terceira idade. A expectativa é que os dois tenham cerca de 300 participantes, cada.
Segundo o vereador, no núcleo da Vila Nova acontecem atividades, como queimada, aula de ginástica, vôlei e Jiu-jitsu. Elas estão sendo realizadas no Colégio Estadual Iracema Leite Nader e os interessados em participar podem procurar os responsáveis durante os horários de atividades. Vôlei e atividade funcional acontecem segunda, quarta e sexta-feira, das 18 às 22 horas, e no sábado e domingo das 14 às 18 horas. O Jiu-jitsu é de segunda a quinta-feira das 18 às 22 horas. “Está aberto para familiares participarem das atividades que estão credenciadas e são realizadas por profissionais capacitados. São seis no Vila Nova e sete no Bom Pastor. Queremos abrir depois uma oficina de sala de jogos, como xadrez, dama, dominó. Ocupar a mente das crianças e dos nossos jovens para que não fiquem com tempo ocioso”, afirmou.
No bairro Bom Pastor, as atividades são na Casa Lar Maurício, oferecendo Jiu-Jitsu, caratê, futsal, atividades funcionais e de jogos. A atividade funcional é das 6 às 8 horas de segunda a quinta-feira. Jiu-jitsu e caratê acontecem também de segunda a quinta-feira, das 18 às 22 horas.
O vereador tem a intenção conseguir mais núcleos para a Região Leste, Cotiara e Colônia Santo Antônio no ano que vem. Daniel lembrou que os participantes terão quimonos ofertados pelo projeto.