ANGRA DOS REIS
Prefeitos de cidades da Costa Verde e representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se reuniram nesta terça-feira, 29, com a concessionária CCR RioSP, responsável pela administração da BR-101 (Rodovia Rio-Santos), para acompanhar a apresentação do plano de duplicação e melhorias da estrada.
O encontro, realizado no Centro de Estudos Ambientais (CEA), em Angra dos Reis, detalhou o cronograma das obras, com prazos previstos até 2033. As intervenções foram organizadas por trechos estratégicos que compreendem os municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty (RJ), além de Ubatuba (SP).
Participaram da reunião a presidente da CCR, Carla Fornasaro; a especialista da ANTT, Simone Gleizer; os prefeitos Cláudio Ferreti (Angra dos Reis), Luiz Cláudio (Mangaratiba) e Haroldo Rodrigues (Itaguaí); além da vereadora Titi Brasil e secretários municipais.
De acordo com a CCR, em Angra dos Reis o plano prevê obras entre 2030 e 2031, abrangendo 40,26 km de duplicação com faixas adicionais, melhorias estruturais e dispositivos de segurança. Entre os destaques estão: 12 faixas adicionais; 14 dispositivos de acesso e retorno; 18 rotatórias; 14 passarelas para pedestres; 46 novos pontos de ônibus.
O prefeito de Angra, Cláudio Ferreti, ressaltou o papel fundamental da CCR na manutenção da rodovia e o fortalecimento da articulação regional, “Não sei como ficaria a nossa estrada sem a atuação da CCR, que respondeu rapidamente em momentos críticos, como nas chuvas de 2022 e deste ano. Com essa união entre os prefeitos da região, teremos ainda mais força para garantir melhorias concretas para a população”, destacou Ferreti.
Outros trechos
Itaguaí (km 380 ao km 416): estudos em andamento, com conclusão prevista para fevereiro de 2031;
Mangaratiba (km 416 ao km 456): estudos com término previsto para janeiro de 2029;
Ubatuba (km 600 ao km 652): estudos ainda não iniciados, com conclusão prevista para fevereiro de 2033.