>
728x90 desconto iptu

Contestação de cancelamento do auxílio emergencial para público do Bolsa Família pode ser feita até terça-feira

Por Mônica Vieira
bnr am aniv resende 970x150

RESENDE 

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, alerta sobre o término do prazo de contestação do cancelamento do Auxílio Emergencial (AE) 2021 para o público do Programa Bolsa Família (PBF), que será nesta terça-feira, dia 1º de junho. Quem teve o benefício cancelado em maio por revisão mensal ou outros motivos não receberá as quatro parcelas inicialmente previstas.

Para consultar a possibilidade de retomar o pagamento do benefício, o beneficiário deverá entrar no site https://consultaauxilio.cidadania.gov.br, verificar se há parcela com a situação cancelada e clicar no botão “contestar”. Se o motivo do cancelamento do Auxílio Emergencial 2021 permitir contestação, o registro do cidadão será reavaliado pela Dataprev. Caso a solicitação seja aprovada, o cidadão poderá voltar a receber seu benefício do AE.

A diretora do Cadastro Único (CadÚnico) e do Programa Bolsa Família em Resende, Kamila Rocha, explicou o passo a passo na hora de realizar a contestação.


— Para o público do Bolsa Família, o prazo começou no dia 17 de maio, e será encerrado nesta terça-feira, 1º de junho. É a última chance que o beneficiário do programa terá para recorrer e tentar garantir seu benefício do AE, caso seja possível. O Auxílio Emergencial 2021 pode ter sido suspenso por diversas razões, entre elas: se a pessoa conseguiu um trabalho ou passou a receber algum outro benefício; e por auditoria interna do Ministério da Cidadania ou de órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU). O beneficiário deve acessar o site https://consultaauxilio.cidadania.gov.br com os dados do CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento e verificar se há parcelas com a situação “cancelada”. Depois, deverá clicar no ícone “i” para obter mais dados sobre a parcela cancelada. Em seguida, clicar no botão “Contestar”. Logo, o sistema analisará se o motivo do cancelamento permite apresentar contestação. Depois de cadastrar a contestação com sucesso, o cidadão deverá aguardar a resposta da nova análise. É recomendado que o beneficiário acompanhe a situação pelo menos uma vez por semana. Se o pagamento for retomado, a situação será alterada de “cancelada” para “liberada”.

A oportunidade de contestação para os beneficiários do público geral e do Cadastro Único teve início no dia 18 de maio, com prazo final estipulado em 28 de maio.

EM CASO DE DÚVIDAS

Contestação de cancelamento do auxílio emergencial para público do Bolsa Família pode ser feita até terça-feira

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos